O uso do aplicativo GeoGebra para smartphone no ensino de funções trigonométricas: uma investigação com estudantes do Ensino Médio.
Palavras-chave:
GeoGebra, Ensino Médio, Trigonometria, Ensino de Trigonometria, TDICResumo
Com este trabalho, propõe-se avaliar as potencialidades e as limitações evidenciadas no uso do aplicativo GeoGebra para smartphone nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática. Pretende-se aplicar uma sequência didática para o ensino de funções trigonométricas, com o uso do aplicativo GeoGebra para smartphone, para estudantes do Ensino Médio de uma instituição pública de ensino do Estado de São Paulo. Estas atividades foram elaboradas e aplicadas durante o ano de 2021 para estudantes de Licenciatura em Matemática, em um trabalho de iniciação científica, e serão refinadas\adaptadas e aplicadas para estudantes do Ensino Médio. O construto seres-humanos-com-mídias, que toma como base a ideia de que o conhecimento é produzido por coletivos pensantes de atores humanos e não humanos, em que todos desempenham um papel central, e os Três Mundos da Matemática, que considera a transição entre os mundos corporificado, simbólico e formal na aprendizagem matemática, são as ideias teóricas que embasam o refinamento das atividades e as análises dos protocolos. Por fim, destaca-se que essa investigação está inserida no projeto de pesquisa Processos de ensino e de aprendizagem em Matemática e suas inovações, do qual o proponente é integrante, que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos.