Crianças com TDAH e o uso da tecnologia para auxílio aprendizagem

Autores

  • Gabriele Moraes Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Guarulhos
  • Juan Manoel Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Guarulhos
  • Fabiana Fernandes de Freitas Brandão

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtornos do aprendizado, Educação Infantil, Ferramentas tecnológicas

Resumo

Nosso intuito geral com esta pesquisa é contribuir para o discernimento quanto ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) para o núcleo familiar e educacional. Para tanto, reuniremos material acerca do transtorno que, segundo Júnior (2021), acomete cerca de 5% das crianças em âmbito global. Além disso, escreveremos sobre a aplicação de tecnologias, no sentido de trazer um estudo e indicar de que forma essas tecnologias atuarão como auxiliadoras para uma criança com TDAH; e, entrevistaremos profissionais da área da educação e psicologia. Usaremos as sequentes metodologias: revisão de literatura; pesquisa de campo e coleta de dados; análise e escrita dos resultados. Nosso objetivo específico é relacionar os dados da literatura, a ferramenta da tecnologia e a experiência dos profissionais, de modo a construir indicativos e/ou orientações que contribuam para o processo de aprendizagem de crianças com TDAH. Assim, esperamos que este trabalho instigue nos pais/responsáveis e educadores ideias, sugestões e recomendações no que diz respeito ao ensino da criança com o referido transtorno.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-30