Tecnologias da informação no auxílio a leitores em vulnerabilidade socioeconômica

Autores

  • Thayanne Cristine da Silva IFSP - Câmpus Guarulhos
  • Cristiane Santana Silva
  • Alexandra Aparecida de Souza

Resumo

A leitura é uma prática essencial que traz vários benefícios, tanto pessoais quanto acadêmicos, torna as pessoas mais críticas, assim como, as permite passarem por épocas e universos diferentes em apenas algumas páginas.
Contudo, o acesso aos livros não é algo universal, questões sociais, educacionais, econômicas e políticas impactam o contato entre indivíduos e livros. Desse modo, se faz necessário pensar no acesso ao livro para pessoas em vulnerabilidade social, que por muitas vezes têm dificuldade para se aproximar dos livros, seja pela falta de bibliotecas
em sua região, seja por não ter condições financeiras de adquiri-los. A partir disso, esse projeto tem como objetivo geral a utilização das tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento de uma plataforma que contribua na
formação e no incentivo à prática da leitura. E tem como objetivos específicos: compreender como se dá o processo de leitura e formação de leitores; investigar como a questão socioeconômica pode impactar na leitura; investigar como as  tecnologias podem contribuir no processo de desenvolvimento de leitores; pesquisar e compreender as ferramentas e funcionalidades disponíveis para uma plataforma, com o intuito de definir quais serão utilizadas; construir uma plataforma com o intuito de incentivar e formar leitores, democratizando o acesso à leitura. A metodologia utilizada é pesquisa de finalidade aplicada, objetivo descritiva, sob o método qualitativo, com abordagem hipotético-dedutivo e realizada como pesquisa ação. Tem como apoio bibliográfico de obras como os de Paulo Freire, Vilson J Leffa e Rubén
Katzman.

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Publicado

2022-08-30