Ensino Remoto Emergencial: Uma análise de como ele influencia no aprendizado dos estudantes do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Guarulhos.
Palavras-chave:
ERE, Ensino Remoto, Ensino Remoto Emergencial, Pandemia, Aprendizagem, EducaçãoResumo
O presente projeto de pesquisa tem como principal objetivo analisar de quais formas o ensino remoto influencia nos estudos e na vida dos alunos do ensino médio do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Guarulhos, e encontrar maneiras de auxiliá-los na volta às aulas presenciais, além de criar e inovar o modelo de ensino da escola técnica após a pandemia. Inicialmente, a proposta é que sejam realizados questionários entre os alunos do câmpus, como uma maneira de coletar dados essenciais para o desenvolvimento e conclusão do projeto. Além disso, outro método que será de extrema importância é a leitura e análise de obras bibliográficas, pois a reunião de opiniões semelhantes e distintas entre si é necessária para a realização de um trabalho bom e imparcial. Os principais alvos da pesquisa são os estudantes do Instituto, porém, não serão os únicos alvos de estudo; para que este projeto seja concluído de forma coesa e imparcial, será preciso examinar a situação dos alunos e da escola antes da pandemia, além de considerar fatores externos, como família, renda e emprego, na hora de coletar os principais dados que serão utilizados em prol da pesquisa. Por meio de leituras de obras e pensamentos de educadores e estudiosos da educação, como exemplo Paulo Freire, pretende-se analisar as problemáticas educacionais e sociais pré-existentes à pandemia e considerá-las na hora de desenvolver a pesquisa, de forma a separar aquilo que já acontecia antes de 2020 daquilo que se iniciou ou se destacou durante o isolamento social e ensino remoto.