Uso do celular inteligente (smartphone) nos processos de ensino e de aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio: avaliando possibilidade e limitações

Autores

  • Esther Vanessa do Nascimento Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • William Vieira
  • Roberto Seidi Imafuku

Palavras-chave:

GeoGebra 3D, Geometria Espacial, Três Mundos da Matemática, Educação Matemática, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, TDIC

Resumo

Com esta pesquisa pretende-se avaliar as potencialidades e as limitações envolvidas no uso de aplicativos de Matemática para celular nos processos de ensino e de aprendizagem de conceitos e propriedades de Geometria Espacial. Para alcançar estes objetivos, pretende-se aplicar atividades de ensino e de exploração sobre Geometria Espacial com o uso do celular inteligente para estudantes do Ensino Médio de uma instituição pública de ensino. Estas atividades foram desenvolvidas e aplicadas no ano de 2021 para licenciando em Matemática, em um trabalho de iniciação científica. As atividades utilizadas na primeira investigação serão aperfeiçoadas com base nos dados obtidos com os estudantes de licenciatura e, em seguida, aplicadas para os estudantes do Ensino Médio, perspectiva viabilizada pelo retorno das atividades presenciais. O GeoGebra 3D para celular será o recurso tecnológico utilizado na pesquisa. Os Três Mundos da Matemática, proposto por Tall (2013), que considera que o conhecimento matemático se desenvolve a partir da transição entre os mundos corporificado, simbólico e formal são as ideias teóricas que embasam a elaboração e a análise das atividades.

Biografia do Autor

William Vieira

Professor no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Guarulhos.

Orientador.

Roberto Seidi Imafuku

Professor no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Guarulhos.

Co-orientador.

Downloads

Publicado

2022-08-30