Estudo dos tipos de mecânicas de combate ideais de serem implementadas em jogos eletrônicos do gênero roguelike
Palavras-chave:
Game design. Avaliação heurística. Jogos roguelike. Engajamento de usuários.Resumo
Este estudo busca investigar as mecânicas de combate em jogos roguelike com o objetivo de torná-las mais acessíveis e engajantes para jogadores que não possuem familiaridade com o gênero. Partindo da hipótese de que a complexidade das dinâmicas de combate pode desmotivar novos jogadores, nossa pesquisa combinará métodos qualitativos e quantitativos para identificar problemas de design, propor melhorias e validar a eficácia das mesmas. Para tanto, utilizaremos modelos de avaliação heurística e metodologias baseadas em literatura acadêmica consolidada, como os trabalhos de Desurvire et al. (2009), Pinelle et al. (2008) e Livingston et al. (2009). A abordagem empregará o método critic-proofing a múltiplas versões de um protótipo de jogo roguelike, RoS (Ruins of Sinnai). As avaliações heurísticas serão conduzidas com participantes que possuem afinidade com videogames, mas que não se identificam como entusiastas do gênero roguelike, nos permitindo fazer um diagnóstico preciso sobre quais são as dinâmicas que impactam negativamente a experiência de jogadores com este perfil. Nosso estudo visa fornecer um guia para estúdios independentes interessados no desenvolvimento de jogos roguelike com foco em criar experiências mais envolventes. Além de identificar problemas, a pesquisa apresentará soluções práticas para mitigar a desconexão entre as expectativas dos desenvolvedores e as preferências do público.