Percepção de Estudantes de Ensino Médio e Universitários de Instituições Públicas sobre Imagens Manipuladas por IA em Diferentes Contextos

Autores

  • Evellyn Costa Conceição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Guarulhos
  • Yasmin Alves Novaes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Guarulhos
  • Thiago Schumacher Barcelos

Palavras-chave:

Redes Generativas Adversariais, Tecnologia, Fotografia

Resumo

Este projeto investiga como a inteligência artificial (IA) pode influenciar a percepção visual de estudantes do ensino médio e universitários de instituições públicas. A manipulação de imagens é uma prática antiga que se intensificou com o advento da tecnologia digital e da IA, especialmente com o uso de Redes Generativas Adversariais (GANs). O objetivo é analisar como imagens geradas por IA afetam a percepção dos estudantes. Especificamente, o estudo investiga a compreensão e familiaridade dos alunos com técnicas de manipulação de imagens, suas percepções sobre a autenticidade e veracidade de imagens geradas por IA em comparação com fotografias, e sua capacidade de distinguir entre elas, além dos fatores que influenciam essa habilidade. Esses objetivos foram estabelecidos em função do crescente uso da IA na criação e manipulação de imagens e sua influência significativa em diversas esferas sociais, incluindo redes sociais, mídia e política. A dificuldade em distinguir entre imagens reais e manipuladas, bem como as implicações éticas e sociais associadas, motivaram a necessidade de investigar como esses fatores afetam a percepção dos jovens. A metodologia combina métodos quantitativos e qualitativos, incluindo revisão bibliográfica e questionário aplicado via Google Forms, no qual os estudantes identificaram se as imagens foram geradas por IA ou são fotografias e responderam a perguntas objetivas e dissertativas. Os resultados parciais mostram que a pontuação mediana foi de 30/70 (três das sete imagens), com percentuais de acerto variando entre 16,7% e 49,5% para cada imagem. Ademais, conforme relatado pelos estudantes do IFSP Campus Guarulhos, os desafios principais incluem qualidade e detalhes visuais realistas, e a falta de um padrão universal para identificar criações e manipulações feitas por IA. Dessa forma, pretende se criar um site para auxiliar os usuários a desenvolverem suas habilidades na identificação e interpretação de imagens digitais.

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Publicado

2025-04-28