Segurança do Trabalho em Guarulhos
Palavras-chave:
Segurança, Acidentes de trabalho, RFID, EPI, Máquinas industriaisResumo
O projeto visa reduzir acidentes de trabalho em indústrias de Guarulhos, especialmente em atividades que envolvem maquinário manual, devido ao elevado número de ocorrências como cortes e queimaduras. O objetivo é desenvolver um protótipo de Equipamento de Proteção Individual (EPI) que utiliza tecnologia de proximidade para prevenir acidentes, empregando sensores RFID e ultrassônicos.
Os procedimentos experimentais incluíram pesquisa de campo com trabalhadores e análise de dados sobre acidentes. O protótipo inicial foi testado no simulador Tinkercad e, posteriormente, construído fisicamente. Embora o sensor ultrassônico tenha sido utilizado, o circuito implementado na luva gerou muitas controvérsias, como peso e dificuldade de aplicação. A ideia central é que, próximo à zona de risco, haja um leitor RFID, que funciona como um detector de rádio frequência. Esse leitor detecta a proximidade de uma tag implementada na luva de segurança e, conforme o trabalhador se aproxima da área perigosa, um sinal de luz ou sonoro é emitido, alertando-o do risco.
Diante das limitações, o projeto afunilou seu foco para trabalhadores que já utilizam obrigatoriamente luvas de segurança, visando facilitar a implementação do EPI em situações reais. O dispositivo espera promover uma redução significativa de acidentes, alertando os trabalhadores de maneira eficaz e preventiva.