Obstáculos que impedem a assistência funcional da saúde pública no nível de atenção primária:
"À porta de entrada para o SUS”.
Palavras-chave:
Gestão de dados, Software de agendamento, Coordenação de serviçosResumo
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um serviço público de saúde, criado em 1988, que tem como objetivo oferecer serviços de baixa, média e alta complexidade para promover a equidade dos cidadãos brasileiros. Apesar de ser o único serviço gratuito de saúde em um país com mais de 200 milhões de pessoas, ainda enfrenta problemas de coordenação e gestão. Nossa pesquisa, realizada por meio de um formulário, indicou que a má administração dos recursos, as filas de espera e o atendimento são os principais problemas apontados pelos usuários insatisfeitos. Em Guarulhos, o plano de saúde guarulhense é responsável por gerenciar a saúde municipal, integrando as ações e serviços de saúde. A Atenção Primária à Saúde (APS), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), é a principal forma de atendimento da população brasileira. Segundo dados levantados pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde em 2020, 46,8% dos brasileiros recorrem a essas unidades como destino primário. O estudo do aplicativo Conecte SUS sugere a constante melhoria da plataforma para eficiência e eficácia nos serviços de saúde, nesse contexto, visamos desenvolver um software de agendamento e lembretes para minimizar atrasos no atendimento e substituir o sistema de distribuição de senhas. O aplicativo integraria informações básicas do Sistema Único de Saúde e permitiria o acompanhamento de resultados de exames, orientações de saúde, campanhas de vacinação, agendamento de medicamentos, notícias e feedbacks sobre a saúde do usuário. O aplicativo contaria com recursos como o reconhecimento facial ou digital para tornar o processo de login simples e intuitivo, além de possuir capacidade para funcionar offline. A constante melhoria da plataforma é essencial para garantir a eficácia nos serviços de saúde e evitar problemas na gestão de dados e coordenação dos serviços.