Educação infantil para estudantes com autismo: a tecnologia e as práticas pedagógicas auxiliando na diminuição nas dificuldades básicas do cotidiano escolar
Palavras-chave:
Autismo, Práticas Pedagógicas, Metodologia de Ensino, ProtótipoResumo
O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo o autista restringir-se a atividades e interesses específicos. Na escola, é necessário que o aluno autista receba um auxílio especial do docente por meio de práticas pedagógicas e metodologias de ensino como um meio de tornar as informações acessíveis aos estudantes portadores do TEA. Para isso, a proposta deste estudo é desenvolver um protótipo de um site que reúna as informações gerais da síndrome, as tecnologias assistivas utilizadas em sala de aula, as práticas e metodologias aplicadas pelos profissionais da área de educação da rede municipal da cidade de Guarulhos. O protótipo da plataforma possibilitará que o profissional da área da educação colete experiências educacionais de outros professores que tiveram contato com um discente com Transtorno do Espectro Autista, avaliando as experiências negativas e positivas em sala de aula.