Aprimorar a experiência de aprendizado com ambiente interativo que determina o estilo de aprendizado utilizando técnicas de UX

Autores

  • Livia Maria de Freitas UENF
  • Annabell Del Real Tamariz Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palavras-chave:

IHC, UX, Usabilidade, Estilos de aprendizagem

Resumo

Pesquisas desenvolvidas para o contexto da educação são de extrema importância para o aprimoramento do ensino. Estudantes com autoconhecimento sobre seu aprendizado conseguem obter resultados melhores em cursos e nos estudos de forma geral. Além disso, nos deparamos com ambientes cada vez mais completos e bem apresentados visualmente para uma experiência agradável por parte do usuário, principalmente em ambientes Web. Este trabalho propõe a implementação de um modelo simplificado que determina o estilo de aprendizagem de um estudante através de um sistema que implemente técnicas de IHC voltadas para UX & UI, que se preocupem com a experiência do usuário durante a utilização. Desejamos oferecer um ambiente completo, visualmente bonito e limpo. Os conteúdos apresentados são baseados em modelos de estilos de aprendizagem estudados e serão íntegros, por disponibilizarem dicas de comportamento e melhorias no processo de aprendizagem. Como conclusão atingimos a melhoria da apresentação dos resultados ao usuário, mas não obtemos os efeitos esperados na diminuição do questionário original do modelo selecionado. A ideia de tornar a utilização da ferramenta mais rápida e ágil comprometeu a eficiência do resultado gerado pós interpretação das respostas com um número reduzido de perguntas no sistema. De qualquer forma, o objetivo de tornar o retorno mais limpo e direto foi alcançado com a utilização de informações chaves para a melhoria do aprendizado.

Downloads

Publicado

2023-08-30