O game design e sua influência nos vícios em jogos

Autores

  • Kevin dos Santos Vittorazzo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus Guarulhos
  • Thiago Samuel dos Santos Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo Campus Guarulhos
  • Lucas Furtunato dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo Campus Guarulhos
  • Thiago Schumacher Barcelos
  • Aline Binato Neufeld
  • Letícia Rejane Vidal Souza

Palavras-chave:

Internet Gaming Disorder, Videogame, jogadores

Resumo

No mundo atual, com o avanço da tecnologia, podemos encontrar fortemente as marcas dos jogos eletrônicos, mas em 2018, o "Internet Gaming Disorder" (IGD) foi incluído na 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) pela OMS devido ao vício em “games”. A causa e o tratamento do IGD ainda não são um consenso. Mas o game-design, isto é, como o jogo é projetado, pode ser usado para lucro de empresas sem considerar o bem-estar dos jogadores. Logo, evidencia-se uma falta de consciência das pessoas sobre os recursos de game-design abusivos e suas relações com o vício. Portanto, os objetivos desta pesquisa consistem em compreender, analisar e alertar os jogadores sobre a possível manipulação das empresas de jogos no uso do game design. Os métodos utilizados no projeto foram uma pesquisa bibliográfica, utilizando artigos acadêmicos pesquisados pelo Google, notícias sobre o game-design abusivo e vídeos do Youtube que nos ajudaram a entender quais eram os métodos de game-design. Ademais foi feita uma análise das mecânicas de jogos digitais populares através do histórico das relações empresa-jogador e a forma de aplicação das mecânicas dos jogos dessas empresas. Como resultado desta pesquisa espera-se a realização de um site que irá identificar e conscientizar pessoas com vício em “games”, além de permitir o reconhecimento de quais jogos são abusivos na opinião de cada jogador. Com esses resultados será apresentado uma análise e correlação entre as empresas, recursos e jogadores com o vício, de maneira clara e objetiva. Isso permitirá uma maior conscientização e melhor escolha de jogos, visando a saúde mental dos usuários. 

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Publicado

2023-08-30