Sensor Anti-Sono para a Prevenção de Acidentes Automobilísticos
Palavras-chave:
Acidentes automobilísticos, Caminhoneiros, Sensor Anti-SonoResumo
O município de São Paulo está entre os principais com maior taxa de acidentes mobilísticos do país. Nesse viés, a cidade de Guarulhos, presente neste estado, além de ser umas das que possui mais empresas de logística, apresenta trânsito considerado um dos mais perigosos e intensos do Brasil.
Destarte, o objetivo central do atual projeto é analisar a problemática de forma a desenvolver uma solução que evite os acidentes de tráfego causados pela sonolência, apresentando dados, ponderamentos e soluções técnicas que propõem uma maneira acessível e eficiente de auxiliar, principalmente, o público dos motoristas de caminhão, haja vista o labor enfrentado e suas consequências.
Visando atingir a meta exposta, o processo foi dividido nas seguintes fases: estudo da problemática, idealização, e construção de um protótipo de sensor anti-sono por meio de um Smartwatch que detectasse os batimentos cardíacos do usuário. Desta maneira, através da criação de desenhos técnicos, fluxogramas, circuitos elétricos e programações, foi desenvolvido um sensor capaz de checar o estágio do sono do motorista e mantê-lo em alerta a baixo custo.
Todavia, o projeto ainda se encontra em fase de estruturação. Foi cumprida a primeira parte e assim, posteriormente, almeja-se adicionar outros itens ao sensor de forma a torná-lo mais preciso e inovador, sem preterir a beleza estética.