A dislexia como um fator dificultante na formação do sujeito leitor

Autores

  • Beatriz Nogueira IFSP campus Guarulhos
  • Geovanna Christiny IFSP Câmpus Guarulhos
  • Gema Galgani Rodrigues Bezerra
  • Alexandra Aparecida de Souza

Palavras-chave:

Distúrbio de aprendizagem, Leitura, Tecnologia, Website, Jogo

Resumo

Na classificação de transtornos específicos de aprendizado, a dislexia está incluída como um dos mais frequentes. O presente plano de pesquisa se propõe a expor as dificuldades encontradas pelos disléxicos em seus processos de aprendizagem – em especial, da leitura - bem como a razão pela qual ela supostamente seria causada, as consequências e formas de intervenção, tendo em vista o desenvolvimento do sujeito leitor. Complementarmente, discorre-se sobre o cenário dos dados de leitores no Brasil e a importância da leitura, pensando no contexto do distúrbio que está sendo pesquisado, para, assim, ficar clara a relevância de se estudar o assunto e, também, identificar de que forma a dislexia prejudica a formação leitora. O método de pesquisa adotado é a pesquisa bibliográfica, em que produções sobre o tema em questão serão acessadas, analisadas e sintetizadas para elaborar um material teórico. Com a metodologia, visa-se atingir o objetivo geral, que é compreender a dislexia como um fator dificultante na formação do sujeito leitor, procurando identificar e conhecer aspectos do objeto de estudo para desenvolver um jogo para web que funcione como ferramenta didática de auxílio aos disléxicos. Por fim, as considerações finais apresentam as possíveis limitações e expectativas sobre o futuro do projeto.



Downloads

Publicado

2023-08-30