APRENDER A ENSINAR: UM RELATO DE COMO O PIBID TEM TRANSFORMADO NOSSA FORMAÇÃO

Autores

  • Raphael Perez Correa
  • Jade Fraga Ramos
  • Leticia do Nascimento Venturi
  • Ana Dalila Moreira da Silva
  • Rogério Marques Ribeiro

Palavras-chave:

PIBID, prática pedagógica, matemática, inclusão, formação docente

Resumo

Este relato descreve a experiência de um grupo de estudantes durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido em uma escola pública do município de Guarulhos, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, com foco na prática pedagógica no ensino de Matemática. Por meio de observação participante e mediação em espaços alternativos, como o pátio e o refeitório para atividades colaborativas, analisamos estratégias pedagógicas colaborativas e desafios na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os resultados evidenciam a importância da adaptação de metodologias para lidar com a diversidade de ritmos de aprendizagem. Destacamos, ainda, que PIBID tem proporcionado uma visão mais crítica e sensível sobre o papel do educador, ressaltando a importância da educação inclusiva e da construção coletiva do conhecimento.

Downloads

Publicado

2025-12-09