O impacto da Geometria Sona na formação de um jovem estudante negro e futuro educador matemático
Palavras-chave:
Educação Antirracista, Etnomatemática, Aula investigativa, Geometria Sona, Identidade culturalResumo
Este relato compartilha uma experiência vivida durante uma oficina desenvolvida com uma turma do 4º semestre de Licenciatura em Matemática do câmpus Campos do Jordão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). A atividade foi construída a partir das bases teóricas da Etnomatemática (D’Ambrosio, 2023), dos estudos sobre a cultura Tchokwe (Gerdes, 1995, 2008) e a proposta de aula investigativa (Ponte, Brocardo e Oliveira, 2019). Mais do que apenas uma prática pedagógica, a oficina se tornou um espaço de encontro de saberes, história e identidade cultural. Como estudante negro e futuro educador matemático, vivenciar essa proposta me tocou profundamente. Pude me reconhecer em elementos da cultura africana que até então não faziam parte do meu percurso formativo e, ao mesmo tempo, perceber como a matemática pode (e deve) dialogar com a diversidade. Essa experiência me transformou, tanto no campo pessoal quanto profissional, ao me fazer enxergar a potência de uma educação que valoriza as raízes, promove o pertencimento e estimula o pensamento crítico. Este relato é, portanto, uma tentativa de registrar não só o que foi feito, mas, principalmente, o que foi vivido e sentido nesta oficina.