REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA A PARTIR DO PIBID: DESAFIOS E APRENDIZADOS EM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARES
Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem de Matemática, Docência, Formação de professoresResumo
Este relato apresenta as experiências de um grupo de licenciandos do curso de Matemática do IFSP no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), destacando os principais aprendizados e desafios enfrentados durante o acompanhamento de duas turmas: uma do Ensino Médio noturno e outra da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades foram orientadas por discussões teóricas sobre observação, prática reflexiva e o Modelo de Conhecimento Didático-Matemático (CDM). A vivência em diferentes contextos escolares permitiu ressignificar a concepção de docência dos participantes, reforçando a complexidade e a importância da formação crítica e reflexiva do professor.
Downloads
Publicado
2025-12-09
Edição
Seção
Relato de Experiência