MODELAGEM MATEMÁTICA E O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO

Autores

  • Raphael Perez Correa
  • Yohana Cassiano Bezerra
  • Brenda Oliveira Mendes
  • Rogerio Marques Ribeiro

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Educação Matemática, Pertencimento Acadêmico, Identidade Institucional, Projetos Colaborativos

Resumo

Este trabalho descreve a aplicação da Modelagem Matemática, na perspectiva de Dionísio Burak, como estratégia para solucionar o desafio da falta de recursos financeiros para eventos acadêmicos no Instituto Federal de São Paulo – Campus Guarulhos, ao mesmo tempo em que fortalece o sentimento de pertencimento à instituição. A proposta consistiu na criação e venda de chaveiros personalizados, confeccionados no laboratório IFMaker. A partir de uma situação real, a modelagem matemática permitiu que conceitos matemáticos emergissem da necessidade prática, promovendo integração entre saberes acadêmicos, práticas colaborativas, protagonismo estudantil e articulação entre diferentes setores do campus. A experiência evidenciou que a matemática pode ser uma ferramenta concreta para transformar a realidade e fortalecer os laços institucionais, além de contribuir significativamente para a formação cidadã.

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Publicado

2025-12-09