INICIAÇÃO À PRÁTICA DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS NUM SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Alinne Soares Freitas
  • Esther Castro de Lacerda
  • Italo Costa Vericio
  • Tomaz Helio Alves de Oliveira
  • Antonio Luis Mometti

Resumo

Este relato objetiva apresentar reflexões sobre uma intervenção pedagógica realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Guarulhos. Fundamentados numa perspectiva de participação ativa dos estudantes, criamos um jogo, chamado de “Jogo das Fichas”, como recurso didático para auxiliar na construção do conceito de multiplicação. Como apontado por diversos autores da Educação e da Psicologia o recurso aos jogos nas aulas pode trazer várias conquistas cognitivas, sociais e emocionais, quando bem planejado e explorado pelo docente. Com a aplicação do nosso jogo pudemos notar entusiasmo, satisfação, cooperação entre os alunos, além disso, associaram a operação de multiplicação às ideias de arranjo retangular e soma de parcelas iguais. Pudemos observar na prática que a utilização de jogos pode se tornar um recurso potente para o ensino de matemática, tornando a aula mais atraente e motivadora.

Downloads

Publicado

2025-12-09