ANÁLISE DE TAREFAS MATEMÁTICAS NO ÂMBITO DO PIBID

Autores

  • Edgar Fernandes Ferreira Leme
  • Fernando Angelis de Souza
  • Jéssica Coutinho Teixeira
  • Nathalia Sanches Soledade
  • Zyon Luka Bernardino
  • Antonio Luis Mometti

Palavras-chave:

Iniciação à docência, Tarefas Matemáticas, Prática Docente

Resumo

Este relato de experiência tem por objetivo apresentar uma análise acerca das Tarefas Matemáticas observadas durante nossa imersão nas aulas de matemática de uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola púbica estadual de Guarulhos pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Apoiados em autores da Educação Matemática e em uma perspectiva qualitativa de pesquisa selecionamos e analisamos Tarefas extraídas do material da Secretaria da Educação e da própria práxis do professor da turma. Pudemos notar que há uma prevalência de tarefas que priorizam memorização e procedimentos algorítmicos por meio de exercícios e problemas em detrimento a tarefas investigativas.

Downloads

Publicado

2025-12-09