Investigação e Etnomatemática na formação inicial: uma experiência com licenciandas/os1 em Matemática

Autores

  • maura.dias@ifsp.edu.br
  • Darlan Stumpf Lima
  • Fernanda Braga Santos
  • Gustavo Corunha Martins dos Santos
  • Jade Fraga Ramos
  • Nathalia Sanches Soledade

Palavras-chave:

Etnomatemática, Investigação em aulas de matemática, Sona, Formação de professores, Educação Matemática

Resumo

O presente relato tem como objetivo refletir sobre uma experiência com Geometria Sona e aula investigativa em uma turma de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. A aula foi baseada nos pressupostos teóricos da Etnomatemática (D’Ambrosio, 2023), da aula investigativa (Ponte, Brocardo e Oliveira, 2019), além dos estudos de Gerdes (1989, 1995) sobre a cultura Tchokwe. Os resultados indicam que
essas escolhas contribuíram para a formação das licenciandas e licenciandos no sentido de promover a compreensão sobre a importância o erro como instrumento de aprendizagem e da valorização de saberes não eurocêntricos. Além disso, puderam experimentar, na formação inicial, a prática dessas Tendências em Educação Matemática, para além de estudá-las na teoria.

Downloads

Publicado

2025-12-09