EXPLORANDO A OTIMIZAÇÃO DE ÁREAS E VOLUMES DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM A CONSTRUÇÃO DE MODELOS FÍSICOS E A LINGUAGEM PYTHON

Autores

  • Rodnil da Silva Moreira Lisbôa
  • João Francisco Trencher Martins

Palavras-chave:

Ensino de Geometria, Volume e Área, Modelagem Matemática, Python, Educação Ativa

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta didática baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com foco na otimização de áreas superficiais em sólidos geométricos com volumes fixos. Aplicada a turmas do ensino médio, a atividade foi dividida em dois momentos. Inicialmente, os estudantes construíram recipientes físicos com papel e fita crepe, utilizando raciocínio algébrico para atingir a capacidade exata de 1 litro. Posteriormente, com o apoio do professor, realizaram simulações computacionais com a linguagem Python, utilizando as bibliotecas NumPy e Matplotlib para comparar graficamente as áreas superficiais de cubo, cilindro e cone. O problema foi contextualizado com o estudo de embalagens reais, como latas de refrigerante de 350 mL. Os
resultados indicaram que o cilindro é mais eficiente que o cubo em determinado intervalo de raio, e que, em muitos casos, supera também o cone. A proposta integrou modelagem física e matemática, programação, análise gráfica e validação por cálculo manual. O uso de plataformas como Google Colab e ferramentas de inteligência artificial ampliou a autonomia dos estudantes e favoreceu o protagonismo. A atividade evidenciou o potencial do ensino de Matemática baseado em investigação, interdisciplinaridade e resolução de problemas com apoio de tecnologias digitais.

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Publicado

2025-12-09