O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: A CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Metáforas, Linguagem, Ensino e aprendizagem de MatemáticaResumo
Esse trabalho tem por objetivo apresentar observações iniciais de um projeto de iniciação científica que busca compreender as demandas de professores que ensinam matemática para alunos com TEA e as realidades/necessidades destes alunos com vistas a construção de cenários inclusivos de aprendizagem, destacando-se a importância da linguagem/comunicação e da utilização de recursos didáticos (materiais/tecnológicos). Para proceder com a pesquisa,
essencialmente qualitativa, realizaremos entrevistas e observações de aulas com professores e alunos de escolas públicas da grande São Paulo, respeitando todos os preceitos éticos da pesquisa com seres humanos. O acesso à educação do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é garantido pela lei 12.764 de 27 de dezembro de 2012, no entanto, não basta a inclusão, é preciso fornecer condições para que esse aluno se desenvolva e tenha autonomia, consideradas as necessidades específicas. Até o presente momento pudemos observar que os alunos com TEA possuem grande dificuldade com a operação de multiplicação e na interpretação de atividades mais elaboradas.