ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: NARRATIVAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Fernanda Braga Santos
  • Ana Paula Ximenes Flores
  • Antônio Luis Mometti
  • Emanoel Fabiano Menezes Pereira
  • Maly Magalhães Freitas
  • Nathalia Sanches Soledade
  • Sheila Ferreira Gonçalo

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação Matemática, Vygotsky, Narrativas

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa vinculada a um projeto de extensão, que busca compreender os desafios enfrentados por professores da Educação Básica pública de Guarulhos ao ensinar Matemática a estudantes com deficiência e/ou transtornos do desenvolvimento e da aprendizagem. A partir de entrevistas narrativas, observações do cotidiano escolar e diálogos com docentes, especialistas em educação inclusiva e a gestão escolar, pretende-se analisar práticas pedagógicas, identificar entraves à inclusão e construir, de forma colaborativa, alternativas didáticas que favoreçam o ensino e a aprendizagem de Matemática para todos. A análise dos dados coletados tem sido conduzida com base na abordagem sócio-histórico-cultural de Vygotsky, valorizando a escuta das experiências dos professores e alunos, com o objetivo de contribuir para a efetivação de uma Educação Matemática Inclusiva.

Downloads

Publicado

2025-12-09