ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: NARRATIVAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Educação Matemática, Vygotsky, NarrativasResumo
Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa vinculada a um projeto de extensão, que busca compreender os desafios enfrentados por professores da Educação Básica pública de Guarulhos ao ensinar Matemática a estudantes com deficiência e/ou transtornos do desenvolvimento e da aprendizagem. A partir de entrevistas narrativas, observações do cotidiano escolar e diálogos com docentes, especialistas em educação inclusiva e a gestão escolar, pretende-se analisar práticas pedagógicas, identificar entraves à inclusão e construir, de forma colaborativa, alternativas didáticas que favoreçam o ensino e a aprendizagem de Matemática para todos. A análise dos dados coletados tem sido conduzida com base na abordagem sócio-histórico-cultural de Vygotsky, valorizando a escuta das experiências dos professores e alunos, com o objetivo de contribuir para a efetivação de uma Educação Matemática Inclusiva.