PESQUISAS A PARTIR DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA MEMÓRIA CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS POTENCIALIDADES
Palavras-chave:
Arquivo Pessoal, Cartas, História das Ciências, Ubiratan D’Ambrosio, MatemáticaResumo
O presente estudo traça um panorama da biografia de alguns personagens relevantes para a compreensão do ensino de Matemática no Brasil, selecionados a partir do trabalho realizado pelo Centro de Documentação da Memória Científica e Pedagógica do Ensino de Matemática (CEMAT). Tal esforço é conduzido em busca de apresentar o CEMAT como locus privilegiado para a realização de pesquisas históricas. Dentre os arquivos pessoais presentes no local, destacamos o Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio (APUA) pelo volume documental e eminência internacional desse professor para campos como a Educação Matemática, História da Matemática e Etnomatemática. Ao analisar os documentos presentes no APUA, escolhemos focar nas correspondências, nos apoiando em Moraes (2009) para classificar as nossas investigações como aderentes às perspectivas que olham para as missivas em busca dos “bastidores” em que uma dada produção ocorre e como “arquivos de criação”. Concluímos que as correspondências do APUA são reveladoras de processos que auxiliam na compreensão dos processos que levaram D’Ambrosio a se tornar uma referência internacional para campos de pesquisa emergentes no Brasil nas décadas de 1970 e 1980.