INTERDISCIPLINARIDADE NO PROJETO ASTROEM: CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS APLICADOS EM CONTEÚDOS DE AERONÁUTICA
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Conhecimento Matemático, Projeto AstroemResumo
Este trabalho traz um relato de experiência oriundo do Projeto Astroem, uma ação de extensão da Universidade Federal do ABC, que tem como um de seus objetivos centrais contribuir para a melhoria do ensino na Educação Básica. Partindo de um enfoque interdisciplinar, o relato de experiência aborda uma das atividades propostas por um dos eixos temáticos do Projeto, o eixo de Aeronáutica, a partir do cálculo da velocidade Mach e as relações matemáticas estabelecidas pelos alunos para realizar o cálculo. Os resultados demonstraram que os alunos conseguiram compreender os conceitos físicos envolvidos na questão relacionando-os com os conhecimentos matemáticos para se chegar à solução da questão proposta, enfatizando que abordagens interdisciplinares e contextualizadas promovem um ensino mais significativo integrando diferentes áreas do conhecimento.