AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS DE PROFESSORES QUE ATUARAM NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Antonio Luis Mometti
  • Evelyn Dias de Carvalho Cornejo
  • Thais Galvão Simoncelli

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino Remoto, Narrativas, Ensino e aprendizagem de Matemática

Resumo

Esta pesquisa busca investigar os possíveis impactos do ensino remoto na concepção sobre avaliação da aprendizagem de um grupo de professores de Matemática. A pandemia trouxe vários desafios aos docentes frente às adaptações necessárias ao ensino remoto, com a dependência exclusiva das ferramentas tecnológicas e a necessidade de ressignificação dos processos de ensino e aprendizagem e, consequentemente, de avaliação. Tradicionalmente, na avaliação da aprendizagem em Matemática ainda é muito destacada a prova como instrumento principal e, às vezes o único, para “medir” o conhecimento do aluno. E, partindo dessa hipótese, questionamos como se deu a avaliação durante o ensino remoto com a impossibilidade de aplicação convencional da prova? Como os professores repensaram a avaliação a partir desse contexto? Quais os impactos na visão dos professores sobre suas práticas avaliativas? Enfim, esses são alguns questionamentos que estamos buscando responder com essa pesquisa, essencialmente qualitativa, a partir das narrativas de professores de Matemática que atuaram regularmente durante a pandemia. Ainda em fase de coleta de dados e iniciando as análises, optamos por apresentar aqui as narrativas com as concepções de cada professor sobre o que é avaliação, as quais revelaram uma preocupação constante com a aprendizagem do aluno e, em menor proporção, a possibilidade de reestruturação da prática de ensino.

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Publicado

2023-02-10