A INTERAÇÃO DE ASPECTOS INTUITIVOS, ALGORÍTIMICOS E FORMAIS NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES SOBRE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS

Autores

  • Andressa Ribeiro Queiroz
  • William Vieira
  • Roberto Seidi Imafuku
  • Emanoel Fabiano Menezes Pereira

Palavras-chave:

Semelhança de Triângulos, Dificuldades e Defasagens Matemáticas, Aspectos Algorítmicos, Intuitivos e Formais

Resumo

Neste artigo, analisam-se as resoluções referentes a uma questão sobre semelhança de
triângulos, elaboradas por ingressantes no primeiro ano do Ensino Médio de uma
instituição pública do estado de São Paulo. O objetivo é identificar as principais
dificuldades e defasagens matemáticas dos participantes em reconhecer as condições
para que dois triângulos sejam semelhantes. Adotou-se como referencial teórico para as
análises a interação de aspectos intuitivos, algorítmicos e formais. Os resultados
mostram que, de modo geral, os alunos utilizaram-se de aspectos algorítmico-intuitivos
em suas resoluções, porém, apresentaram dificuldades com aspectos formais ao
definirem um critério de semelhança.

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Publicado

2023-02-10