https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/issue/feed Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática 2023-08-31T19:09:20+00:00 Armando Handaya ahand@ifsp.edu.br Open Journal Systems <p><strong>Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática - ISSN 2965-5056 </strong>é uma publicação anual realizada pela equipe do Curso de Licenciatura em Matemática do <em>Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Guarulhos</em>. A composição da equipe é formada e renovada anualmente pelos professores, técnicos-administrativos e alunos que organizam uma edição da Semana da Matemática e Educação Matemática - SEMAT, um evento de cunho acadêmico. O público-alvo são os alunos do próprio curso de Licenciatura em Matemática, mas aberto a todos os interessados. Para ser aceito para a apresentação no evento os trabalhos devem passar pela Comissão de Avaliação. Para ser aceito para a publicação os mesmos devem passar pela Comissão Editorial composta pelos professores do curso, que avalia a viabilidade da publicação do trabalho. Os artigos publicados aqui, enfim, são os Anais de apresentação no evento da Semana da Matemática e Educação Matemática, SEMAT.</p> https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/179 As tarifas do setor de energia elétrica na Região Metropolitana de São Paulo: os mecanismos e seus impactos 2023-08-30T11:55:03+00:00 Fabio Dias da Silva f.dias@aluno.ifsp.edu.br Marcelo Squinca da Silva marcelo.squinca@ifsp.edu.br <p class="western"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">Esta comunicação tem o objetivo de apresentar os resultados de um estudo sobre os mecanismos tarifários do setor de energia elétrica, e seus impactos sobre os consumidores da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), entre 1995-2016. Propõe, sobretudo, compreender, de forma introdutória, como as tarifas de energia elétrica impactaram nas despesas dos diferentes tipos de consumidores residentes na RMSP. O período aqui escolhido se justifica pelo início do processo de privatizações no setor elétrico brasileiro (SEB), e a sua consequente desverticalização, a partir do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), culminando, assim, nos governos do Partido dos Trabalhadores (PT) entre 2003-2016.</span></p> 2023-08-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/182 A INTERAÇÃO DE ASPECTOS ALGORÍTMICOS, INTUITIVOS E FORMAIS NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE ÂNGULOS INTERNOS DE TRIÂNGULOS. 2023-08-30T12:21:22+00:00 Leonardo Sorelli Gomes leonardo.sorelli@aluno.ifsp.edu.br William Vieira wvieira@ifsp.edu.br Roberto Seidi Imafuku roberto.imafuku@ifsp.edu.br Emanoel Fabiano Menezes Pereira emanoel.pereira@ifsp.edu.br <p>No presente trabalho, propõe-se avaliar a interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e<br>formais na resolução de uma questão sobre Geometria Plana. Para tanto, aplicamos um<br>questionário avaliativo para duas turmas do 1º ano do Ensino Médio de uma instituição<br>pública de ensino de Guarulhos. A interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais é o<br>referencial teórico adotado na investigação. A análise da resolução discutida neste artigo<br>revelou como a não interação de aspectos algorítmicos e formais pode levar estudantes<br>cometerem erros que não são esperados para ingressantes no Ensino Médio.</p> 2023-08-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/188 AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O USO DO GeoGebra PARA CELULARES NO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS 2023-08-30T13:28:14+00:00 Julius Nascimento Domingues julius.domigues@aluno.ifsp.edu.br Roberto Seidi Imafuku roberto.imafuku@ifsp.edu.br William Vieira wvieira@ifsp.edu.br <p>Com este trabalho, propõe-se avaliar as potencialidades e as limitações evidenciadas no uso<br>do aplicativo GeoGebra para celulares nos processos de ensino e de aprendizagem de funções<br>trigonométricas. Pretende-se aplicar uma sequência didática para o ensino de Funções<br>Trigonométricas, com o uso do aplicativo GeoGebra para celulares, para estudantes<br>ingressantes em um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de<br>ensino do Estado de São Paulo. As atividades que compõem a sequência foram elaboradas em<br>projetos de iniciação científica durante os anos de 2021 e 2022 e serão refinadas\adaptadas<br>antes da aplicação. Os Três Mundos da Matemática, que considera a transição entre os<br>mundos corporificado, simbólico e formal na aprendizagem Matemática, é a ideia teórica que<br>embasa o refinamento das atividades e as análises dos protocolos. A escolha das funções<br>trigonométricas se deve a importância que tem para a Matemática, Física, Engenharia, entre<br>outras áreas do conhecimento. Como resultados, esperamos contribuir para o aprimoramento<br>dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.</p> 2023-08-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/191 A INTERAÇÃO DE ASPECTOS ALGORÍTMICOS, INTUITIVOS E FORMAIS NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE ÂNGULOS INTERNOS DE TRIÂNGULOS 2023-08-30T14:10:09+00:00 Leonardo Sorelli Gomes leonardo.sorelli@aluno.ifsp.edu.br William Vieira wvieira@ifsp.edu.br Roberto Seidi Imafuku roberto.imafuku@ifsp.edu.br Emanoel Fabiano Menezes Pereira emanoel.pereira@ifsp.edu.br <p>No presente trabalho, propõe-se avaliar a interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e<br>formais na resolução de uma questão sobre Geometria Plana. Para tanto, aplicamos um<br>questionário avaliativo para duas turmas do 1º ano do Ensino Médio de uma instituição<br>pública de ensino de Guarulhos. A interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais é o<br>referencial teórico adotado na investigação. A análise da resolução discutida neste artigo<br>revelou como a não interação de aspectos algorítmicos e formais pode levar estudantes<br>cometerem erros que não são esperados para ingressantes no Ensino Médio.</p> 2023-08-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/175 O GHEMAT-Brasil e a pesquisa em História da Educação Matemática 2023-06-08T12:07:04+00:00 Reginaldo Virginio da Silva Filho reginaldovirginio757@gmail.com <p>O presente texto apresenta e discute brevemente a constituição e caracterização dos trabalhos produzidos pelo Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil). Fazendo uma revisão da literatura sobre os trabalhos produzidos por este grupo, além da área na qual concentra os seus estudos, versamos sobre a consolidação de outros grupos, em diferentes instituições de ensino superior, que focalizam as mesmas questões, e algumas das referências centrais para estas pesquisas. Finalizamos discutindo algumas das contribuições que a pesquisa em História da Educação Matemática traz para os estudos sobre os saberes docentes, a profissionalização de professores, e para as práticas e representações de professores que ensinam matemática em tempos presentes.</p> 2023-08-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/180 O RaciocÍnio matemático em Questões de Geometria Plana 2023-08-30T12:03:57+00:00 Thiago Emanuel Santos Goulart e Silva t.goulart@aluno.ifsp.edu.br William Vieira wvieira@ifsp.edu.br Roberto Seidi Imafuku roberto.imafuku@ifsp.edu.br <p><span style="font-family: Calibri, serif;">Neste artigo, apresentamos e analisamos duas questões de geometria plana, com potencial para o desenvolvimento do raciocínio matemático. Temos como objetivo futuro, a aplicação dessas atividades para alunos do Ensino Médio, para avaliarmos, se, e como o raciocínio matemático aparece na resolução dos participantes. As duas questões foram elaboradas a partir de uma revisão bibliográfica de documentos curriculares e trabalhos acadêmicos relacionados ao desenvolvimento do raciocínio matemático. As análises apresentadas neste trabalho indicam as potencialidades das questões propostas para o desenvolvimento deste tipo de raciocínio especifico.</span></p> 2023-08-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/189 SISTEMA DE CONTAS NACIONAIS 2023-08-30T13:43:29+00:00 Marli da Conceição Castro castro.marli@aluno.ifsp.edu.br Marcelo Squinca da Silva marcelo.squinca@ifsp.edu.br <p>Através da Contabilidade Nacional obtemos um retrato da realidade econômica e social<br>dos países ou regiões, o qual permite acompanhar como crescem e se desenvolvem ao<br>longo do tempo. O Sistema de Contas Nacionais fundamenta-se no sistema de partidas<br>dobradas (a cada débito corresponde igual crédito e vice-versa). O estudo do Sistema de<br>Contas Nacionais Brasileiro é uma ferramenta fundamental para que seja aprofundado<br>o conhecimento acerca da conjuntura econômica nacional. Pois atraves da análise do<br>Balanço de Pagamento podemos ter uma visão analisando como foi no passado e fazer<br>uma projeção para o futuro. A fim de que os economistas que juntamente com o<br>governo federal e seu ministério da economia possam projetar e planejar os<br>investimentos internos e viabilizar os investimentos externos para um equilíbrio das<br>contas públicas.</p> 2023-08-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/178 A INTERAÇÃO DE ASPECTOS ALGORÍTMICOS, INTUITIVOS E FORMAIS NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE ANÁLISE GRÁFICA 2023-08-30T11:44:47+00:00 Robert I. A. Ferreira de Oliveira robert.oliveira@aluno.ifsp.edu.br William Vieira wvieira@ifsp.edu.br Roberto Seidi Imafuku roberto.imafuku@ifsp.edu.br Emanoel Fabiano Menezes Pereira emanoel.pereira@ifsp.edu.br <p>No presente trabalho, propõe-se avaliar a interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e<br>formais na resolução de uma questão que envolve a leitura de gráficos de barras e o<br>cálculo de porcentagens. Para tanto, aplicamos um questionário avaliativo para duas<br>turmas do 1o ano do Ensino Médio de uma instituição pública de ensino de Guarulhos.<br>A interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais é o referencial teórico adotado<br>na investigação. A análise das questões mostrou que os participantes valeram-se de<br>aspectos algorítmicos e intuitivos, porém não inter-relacionados a aspectos formais.</p> 2023-08-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/181 A MATEMÁTICA NO PLANEJAMENTO DA APOSENTADORIA 2023-08-30T12:11:51+00:00 Ana Paula Teles de Oliveira aptbahia@hotmail.com <p>A finalidade deste trabalho é apresentar um recorte dos resultados da pesquisa “Um<br>estudo sobre educação financeira”. Metodologicamente, consiste numa pesquisa<br>documental. Os documentos escolhidos foram a Base Nacional Comum Curricular e o<br>livro Educação Financeira nas Escolas, com a temática “Situações da sua vida pessoal e<br>familiar no médio e longo prazo”, elaborado no âmbito da Estratégia Nacional de<br>Educação Financeira e destinado ao segundo ano do Ensino Médio. Para o estudo dos<br>materiais foi necessário a compreensão de competência e habilidades na influência do<br>comportamento. Aqui é analisada uma atividade sobre aposentadoria e como resultado<br>conseguimos relacioná-la a duas competências específicas e duas habilidades, ambas da<br>área da matemática.</p> 2023-08-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/185 O PERCURSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ATIVIDADE NO ITINERÁRIO FORMATIVO 2023-08-30T13:05:06+00:00 Eduardo Paes Landim dos Santos eduardo.paes@aluno.ifsp.edu.br Julius Nascimento Domingues julius.domigues@aluno.ifsp.edu.br Dhena Rebecca e Silva dhena.silva@aluno.ifsp.edu.br Victor Soncini de Amorim soncini.v@aluno.ifsp.edu.br Lucas de Brito Costa lucas.brito@aluno.ifsp.edu.br Rogério Marques Ribeiro rmarques@ifsp.edu.br <p><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Este relato de experiência tem como objetivo discorrer sobre uma tarefa que está sendo desenvolvida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica do núcleo de Matemática do IFSP/Campus Guarulhos. A tarefa está sendo elaborada com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de um Itinerário Formativo para uma turma do terceiro ano do Ensino Médio da escola-campo. Tem-se a expectativa que a tarefa possa contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem proposto pelo referido Itinerário Formativo. </span></span></p> 2023-08-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/183 UMA EXPERIÊNCIA PARA ENCONTRAR PI 2023-08-30T12:36:30+00:00 Arthur Pascoal da Silva arthur.pascoal@aluno.ifsp.edu.br Caio César de Andrade Oliveira oliveira.caio@aluno.ifsp.edu.br Gustavo Gibram Gerardi gerardi.gustavo@aluno.ifsp.edu.br Jean Lucas Acelino de Aguiar jean.lucas@aluno.ifsp.edu.br <p>Este texto tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada em sala de aula com a<br />participação de 27 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma das escolas públicas<br />estaduais da cidade de Guarulhos – SP. A proposta foi elaborada por alunos do curso de<br />Licenciatura em Matemática, bolsistas do Programa de Residência Pedagógica, para uma<br />intervenção em classe. O objetivo da proposta era explorar o conceito do número irracional pi. A metodologia utilizada foi a Investigação Matemática a partir da manipulação de<br />material concreto. A partir do que foi proposto, os discentes indicaram um trabalho<br />cooperativo satisfatório. Isso demonstra que a utilização de estratégias pedagógicas<br />inovadoras e interativas pode estimular a aprendizagem dos alunos e tornar o ensino de<br />Matemática mais atrativo e significativo para eles.</p> 2023-08-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/186 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULA: UM OLHAR PARA O NOVO ENSINO MÉDIO 2023-08-30T13:15:05+00:00 Eduardo Paes Landim dos Santos eduardo.paes@aluno.ifsp.edu.br Julius Nascimento Domingues julius.domigues@aluno.ifsp.edu.br Dhena Rebecca e Silva dhena.silva@aluno.ifsp.edu.br Victor Soncini de Amorim soncini.v@aluno.ifsp.edu.br Lucas de Brito Costa lucas.brito@aluno.ifsp.edu.br Rogério Marques Ribeiro rmarques@ifsp.edu.br <p><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Este relato descreve nossa experiência enquanto participantes do Programa Residência Pedagógica, considerando o primeiro semestre de atividades no âmbito do Programa. Sendo assim, apresentamos, neste relato, nossas percepções durante o Curso de Formação, oferecido pelos professores orientadores, e o período de visita e familiarização com a escola-campo onde está sendo desenvolvido o referido Programa. Buscamos destacar, ainda, nossas observações da sala de aula e os efeitos causados pelo </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Novo Ensino Médio, vivência com a turma de estudantes que acompanhamos na escola-campo.</span></span></p> 2023-08-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/192 REFLEXÕES DE UMA AUTISTA PESQUISANDO SOBRE AUTISMO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 2023-08-30T14:16:54+00:00 Taize Martins Santos martins.taize@aluno.ifsp.edu.br Antonio Luis Mometti antonio.mometti@ifsp.edu.br <p>Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões da pesquisadora sobre o desenvolvimento<br>de um projeto de iniciação científica que busca compreender a produção de significados por<br>alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de atividades matemáticas que<br>priorizem as experiências sensório motoras com materiais didáticos manipuláveis. A aluna<br>pesquisadora do projeto tem autismo diagnosticado tardiamente e, como futura professora de<br>Matemática, tenta compreender as dificuldades na aprendizagem da matemática apresentadas<br>pelos dois alunos investigados de duas escolas públicas da cidade de Guarulhos, um do sétimo<br>Ano do Ensino Fundamental e outro do 3º Ano do Ensino Médio e, nesse contexto, consegue<br>compreender melhor, também, as suas próprias dificuldades. A pesquisa desenvolvida está<br>pautada na teoria das Metáforas Conceituais.</p> 2023-08-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/184 A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2023-08-30T12:45:57+00:00 Deborah Silva Santos silva.deborah@aluno.ifsp.edu.br Luiza Moreira Figueiredo da Rocha luiza.moreira@aluno.ifsp.edu.br Antonio Luis Mometti antonio.mometti@ifsp.edu.br <p>O presente relato tem como objetivo descrever as vivências e aprendizagens adquiridas por meio da regência de uma aula em uma classe do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Guarulhos no âmbito do Programa da Residência Pedagógica - PRP da CAPES. O objetivo da aula foi de introduzir o conjunto dos números irracionais a partir da exploração do número pi. Recorremos a uma investigação matemática com manipulação de material concreto, onde pudemos constatar que a maioria dos alunos conseguiu encontrar uma boa aproximação para o valor de Pi como razão entre o comprimento da circunferência e o diâmetro, a partir do experimento realizado.</p> 2023-08-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/187 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPLORANDO O CONCEITO DE POTENCIAÇÃO A PARTIR DE DOBRADURAS COM ALUNOS DO 6° ANO 2023-08-30T13:20:46+00:00 Andressa Ribeiro Queiroz queiroz.andressa@aluno.ifsp.edu.br Lucas Knupp Tomerotte lucas.tomerotte@aluno.ifsp.edu.br <p>Este relato tem por objetivo apresentar uma experiência vivida pelos autores, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) Campus Guarulhos, durante nossa participação como bolsistas no Programa Residência Pedagógica (PRP), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esta intervenção foi realizada de forma presencial, durante uma aula de matemática, para o 6° Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual localizada na cidade de Guarulhos. Acreditamos que os jogos e atividades lúdicas são essenciais para favorecer o ensino e a aprendizagem, e, durante a experiência de exploração do conceito de potenciação a partir de dobraduras, pudemos observar a interação e construção de novas habilidades entre os estudantes, assim como experimentamos dificuldades em lidar com a heterogeneidade decorrente de deficiências de aprendizado trazidas por eles da vida escolar.</p> 2023-08-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/190 Uma experiência com jogos para o ensino de potências no 6º ANO 2023-08-30T13:52:23+00:00 Dayane Barbosa dos Santos dayane.santos@aluno.ifsp.edu.br Kauê Hernanny Pereira Da Silva kaue.h@aluno.ifsp.edu.br Marli da Conceição Castro castro.marli@aluno.ifsp.edu.br Antonio Luis Mometti antonio.mometti@ifsp.edu.br <p><span style="font-family: Times New Roman, serif;">Este relato tem por objetivo relatar e discutir uma experiência de regência no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma sala de 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Guarulhos. Para a aula, planejada por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Câmpus Guarulhos, o recurso didático utilizado foi o jogo, com o objetivo de motivar o ensino e a aprendizagem sobre potenciação. Pudemos constatar que, para maior parte dos alunos participantes, o interesse e a motivação na competição foram preponderantes durante a aplicação do jogo e, em relação ao conteúdo, foi possível identificar dificuldades com conhecimentos prévios como a multiplicação.</span></p> 2023-08-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/194 U M PASSO DE UM PROCESSO FORMATIVO COM PROFESSORES DE M ATEMÁTICA DOS 6 º ANOS DE ESCOLAS PÚBLICAS UTILIZANDO A IDEIA DE SONDAGEM NUMÉRICA 2023-08-31T14:04:09+00:00 Theo Santana Sander theo.sander94@gmail.com Paula Soares Gomes da Silva paula.soares008@gmail.com <p>O presente trabalho apresenta um encontro formativo proposto aos professores de Matemática dos sextos anos da Diretoria de Ensino Guarulhos Sul no ano de 2022, recortando o momento em que rediscutimos a ideia de construção de portfólio de escrita numérica, levando em consideração que, com a pandemia do Covid-19 e dois anos em distanciamento social, os estudantes possuem uma defasagem acentuada. O trabalho teve por objetivo proporcionar aos professores reflexões sobre a própria prática e atuação em sala de aula junto a estudantes que, mesmo nos Anos Finais do Ensino Fundamental, não detêm a consolidação do Sistema de Numeração Decimal.</p> 2023-08-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática