https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/issue/feedAnais da Semana da Matemática e Educação Matemática2024-08-07T20:38:53+00:00Armando Handayaahand@ifsp.edu.brOpen Journal Systems<p><strong>Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática - ISSN 2965-5056 </strong>é uma publicação anual realizada pela equipe do Curso de Licenciatura em Matemática do <em>Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Guarulhos</em>. A composição da equipe é formada e renovada anualmente pelos professores, técnicos-administrativos e alunos que organizam uma edição da Semana da Matemática e Educação Matemática - SEMAT, um evento de cunho acadêmico. O público-alvo são os alunos do próprio curso de Licenciatura em Matemática, mas aberto a todos os interessados. Para ser aceito para a apresentação no evento os trabalhos devem passar pela Comissão de Avaliação. Para ser aceito para a publicação os mesmos devem passar pela Comissão Editorial composta pelos professores do curso, que avalia a viabilidade da publicação do trabalho. Os artigos publicados aqui, enfim, são os Anais de apresentação no evento da Semana da Matemática e Educação Matemática, SEMAT.</p>https://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/210A Unidade na Diversidade: o Professor, o Aluno e a Avaliação em Matemática2024-08-02T15:05:28+00:00Jefferson de Melo Silvajefferson.melo@aluno.ifsp.edu.br<p>Este relato de experiência tem como objetivo expressar algumas de nossas práticas pedagógicas, principalmente no modo de avaliar alunos do segundo ano do Ensino Médio numa escola estadual de ensino integral, em Guarulhos/ SP. Apresentaremos, de modo dialogal, reflexões sobre o professor e o aluno, enfatizando alguns momentos vivenciados em sala de aula nos últimos dois anos, até chegar no processo de avaliação; seja na sua construção, como aplicação. Por ser um dos temas fundamentais aos educadores em geral, buscamos mostrar o quanto ele se faz necessário, seja por vias heurísticas2; contudo, para a busca de uma educação holística3. Neste período de atuação, observamos que ao avaliar a aprendizagem de matemática de forma mais<br>ampla, as relações sociais são valorizadas, e o engajamento dos alunos tende ao aumento.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/242Transformando Realidades: Reflexões e Aprendizados em uma Caminhada Acadêmica2024-08-07T20:03:44+00:00Felippe Camilofe.ca@hotmail.comRogério Marques Ribeirormarques@ifsp.edu.br<p>Este artigo apresenta uma reflexão sobre a jornada acadêmica e profissional do autor após ingressar no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. Iniciando com uma introdução sobre a motivação pessoal em relação à educação e a trajetória até o mestrado, destaca-se a importância da educação como ferramenta para a justiça social e a democratização do acesso ao conhecimento. Em seguida, são detalhados os contextos e aprendizados ao longo do mestrado, até o presente momento. A jornada no mestrado é descrita em uma seção principal: “A jornada no Mestrado: Reflexões e Aprendizados", e em duas subseções: " Enriquecimento por Meio das Leituras e Estudos ", e " Contribuições para a Formação Pessoal e Profissional ". Destacam-se temas como a democratização da educação, inclusão e exclusão na escola, importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e implementação das Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem e Modelagem Matemática. Por fim, a relevância social da pesquisa é enfatizada, buscando contribuir para uma educação inclusiva e contextualizada, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes e sua participação ativa na construção do conhecimento.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/216Matemática Como Construção Social: Relações Étnico-Raciais no “Teorema De Pitágoras” Utilizando Material Manipulável2024-08-02T17:14:45+00:00Ingryd Stephany de Oliveiraingryd.stephany@aluno.ifsp.edu.brVania Batista Flose Jardimvaniaflose@ifsp.edu.br<p>Este relato de experiência expõe as impressões e conclusões de uma tarefa sobre as relações no triângulo retângulo, proposta para uma turma de 1º ano do Ensino Médio durante a realização do estágio supervisionado. O objetivo da aula foi apresentar aos alunos o teorema como uma produção produto da construção social e não apenas de um único indivíduo. Com o apoio de material manipulável, foi possível abordar as representações algébrica e gráfica ao tratar do conhecimento matemático originado de estampas africanas, ressignificando o "teorema de Pitágoras".</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/225Utilizando Atividades Lúdicas: um Relato de Experiência na Residência Pedagógica2024-08-02T19:23:49+00:00Marli da Conceição Castrocastro.marli@aluno.ifsp.edu.brKauê Hernanny Pereira da Silvakaue.h@aluno.ifsp.edu.brRaphael Perez Correaperez.r@aluno.ifsp.edu.brAntonio Luis Momettiantonio.mometti@ifsp.edu.br<p>Este relato de experiência tem por objetivo apresentar e discutir atividades conduzidas durante o Programa Residência Pedagógica (PRP), desenvolvido no sexto ano de uma escola pública de Guarulhos. Fundamentado em teorias de autores conceituados, destaca-se a importância de uma abordagem ativa e contextualizada no ensino da Matemática. As práticas pedagógicas adotadas incluíram o uso de jogos e brincadeiras para explorar o conceito de multiplicação. Os resultados obtidos foram discutidos, enfatizando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e a aprendizagem significativa dos alunos. Conclui-se que o programa Residência Pedagógica oferece um ambiente propício para a experimentação e inovação no ensino da Matemática, contribuindo para a formação de alunos mais críticos e competentes no pensamento matemático e para a promoção de uma educação mais inclusiva e eficaz.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/234Uma Proposta Lúdica Para o Ensino de Medidas de Tendência Central no mbito do Programa Residência Pedagógica2024-08-06T18:11:28+00:00Caio César de Andrade Oliveiraoliveira.caio@aluno.ifsp.edu.brDeborah Silva Santossilva.deborah@aluno.ifsp.edu.brJean Lucas Acelino de Aguiarjean.lucas@aluno.ifsp.edu.brLuiza Moreira Figueiredo da Rochaluiza.moreira@aluno.edu.ifsp.edu.brAntonio Luis Momettiantonio.mometti@ifsp.edu.br<p>Este relato de experiência tem como objetivo apresentar reflexões sobre uma atividade pedagógica elaborada como uma das ações de regência do Programa Residência Pedagógica (PRP) da CAPES, concentrando-se na exploração dos conceitos de medidas de tendência central (média, moda e mediana) em uma abordagem direcionada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Guarulhos. A atividade foi elaborada a partir de<br>um jogo de cartas adaptado para o ensino de Estatística Descritiva. Por fim, para avaliar o impacto pedagógico da intervenção, foi realizada uma pesquisa que buscou analisar o resultado desta prática lúdica em sala de aula por meio das percepções dos alunos sobre as contribuições do jogo no seu processo de ensino-aprendizagem, assim como avaliar o entendimento dos conteúdos específicos através de questões dissertativas. Os resultados da pesquisa de opinião realizada ao final da atividade revelaram que, apesar das dificuldades, a maioria dos alunos expressou apreço pela Matemática e considerou positiva a experiência com o jogo, destacando-a como divertida e diferente. Metade dos alunos compreendeu a possibilidade de ocorrerem valores iguais entre moda, média e mediana. Também foi comum a associação incorreta dos valores de média, moda e mediana a números inteiros.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/208A Aventura no Mundo do Bingo Infantil: um Relato de Experiência2024-08-02T14:36:38+00:00Claudia da Silva Santos234812015@eniac.edu.brLuana Pinheiro Trindade208502023@eniac.edu.brSuellen de Castro207922023@eniac.edu.brFelipe Soares Kohnfelipe.s.kohn@eniac.edu.brRita de Cássia da Costa Guimarãesrdrita.cg@gmail.comRosana Passos Quitério de Carvalhorosana.quiterio@eniac.edu.brAline Costa dos Santos Gaviolialine.gavioli@eniac.edu.br<p>Neste trabalho é apresentado um relato de experiência da aplicação de uma atividade realizada por três estudantes de Licenciatura em Pedagogia. Mais especificamente, foi aplicada uma atividade utilizando o bingo da multiplicação para uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Guarulhos. Como procedimentos metodológicos, foi realizada a coleta de dados por meio da observação e anotações em formato de diário de bordo da aplicação. De maneira geral, pode-se apontar que a aplicação do bingo da multiplicação contribuiu no processo de aprendizagem dos estudantes de maneira lúdica e eficaz.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/220Processo Formativo com Professores de Matemática dos 7º Anos: Percebendo as Dificuldades dos Estudantes nas Estruturas Aditivas2024-08-02T18:45:07+00:00Theo Santana Sandertheo.sander94@gmail.com<p>O presente artigo objetiva apresentar o processo formativo ofertado para professores de matemática que lecionavam aos sétimos anos em 2023, a fim de auxiliá-los na percepção das dificuldades dos estudantes nas estruturas aditivas, e trazer propostas de ações de melhoria para as aprendizagens dos estudantes. Ao todo foram desenvolvidos três encontros formativos com 60 professores, atingindo aproximadamente sete mil estudantes. Com isso, foi percebida a mudança de entendimento dos professores em relação às dificuldades dos estudantes, principalmente dos estudantes não alfabéticos, que por vezes são isolados na sala de aula, levando em conta a necessidade de leitura das situações problemas.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/223THA – Uma estratégia para o Desenvolvimento Profissional do Professor2024-08-02T19:03:15+00:00Juliano Rodrigo Maciel Fernandesjuliano.maciel@aluno.ifsp.edu.brArmando Traldi Juniortraldi@ifsp.edu.br<p>O presente artigo é um relato de experiência que tem como objetivo identificar e compreender possibilidades e desafios enfrentados por um grupo de professores ao implementar o Currículo de Matemática, utilizando como estratégia de formação a elaboração de Trajetória Hipotética de Aprendizagem. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF do município de São Paulo, e o presente relato apresenta os resultados parciais da pesquisa, que busca, por meio Trajetória Hipotética de Aprendizagem, desenvolver uma Pauta Formativa fundamentada nos pressupostos teóricos voltados ao Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática, buscando o protagonismo docente no que compete à pesquisa de sua própria prática profissional.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/232Residência Pedagógica: Novos Professores e Novos Desafios2024-08-05T19:31:22+00:00Eduardo Paes Landim dos Santoseduardo.paes@aluno.ifsp.edu.brJulius Nascimento Dominguesjulius.domingues@aluno.ifsp.edu.brLaizo Cunha de Paivalaizo.cunha@aluno.ifsp.edu.brLucas de Brito Costalucas.brito@aluno.ifsp.edu.brVictor Soncini de Amorimsoncini.v@aluno.ifsp.edu.brRogério Marques Ribeirormarques@ifsp.edu.br<p>Neste relato, destacamos nossa participação no Programa Residência Pedagógica (PRP) entre outubro de 2022 e novembro de 2023, compartilhando nossas experiências como futuros docentes no contexto do Novo Ensino Médio. Imersos em um ambiente dinâmico e desafiador, fomos além da teoria aprendida no curso de Licenciatura em Matemática, aplicando nossos conhecimentos em sala de aula. O PRP não se restringiu ao ensino de disciplinas; compreendemos as<br>complexidades do Novo Ensino Médio, que demanda abordagens participativas e interdisciplinares. Esta jornada não apenas relata eventos, mas também oferece reflexões sobre os desafios enfrentados e as lições aprendidas. Adaptar-nos às diversas realidades dos estudantes foi crucial, assim como refletir sobre nossas práticas pedagógicas. Cada aspecto dessa experiência foi uma oportunidade para crescimento pessoal e profissional, onde aprendemos não apenas a ensinar, mas a nos adaptar, colaborar e inovar no contexto educacional em constante evolução. O PRP não só nos preparou para sermos bons professores, mas também contribuiu para que compreendêssemos de nos entendermos como agentes de transformação na educação, prontos para enfrentar os desafios futuros com confiança e resiliência.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/238Repensando Ambientes de Aprendizagem Eficientes: Estratégias e Experiências da Residência Pedagógica2024-08-06T18:40:37+00:00Andressa Ribeiro Queirozqueiroz.andressa@aluno.ifsp.edu.brDayane Barbosa dos Santosdayane.santos@aluno.ifsp.edu.brLucas Knupp Tomerottelucas.tomerotte@aluno.ifsp.edu.brAntonio Luis Momettiantonio.mometti@ifsp.edu.br<p>Este relato tem por objetivo apresentar uma experiência vivenciada por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Guarulhos, durante nossa participação como bolsistas no Programa Residência Pedagógica (PRP), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As experiências aqui relatadas foram realizadas de forma presencial, ao longo<br>de três regências desenvolvidas nas aulas de Matemática para o 6° Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual localizada na cidade de Guarulhos. Iniciaremos este relato com uma breve descrição a respeito do que dizem os autores a respeito das diferentes organizações da sala de aula, depois narraremos nossa experiência e, por fim, faremos uma comparação entre aquilo que foi dito pelos autores a respeito do assunto e aquilo que vivemos. Em nossa experiência, percebemos a importância da reflexão acerca do ambiente da sala de aula, a fim de torná-la mais adequada aos objetivos e aos conteúdos trabalhados, trazendo assim, impactos significativos na relação professor-aluno e, também, no ensino e aprendizagem.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/209A Resolução de Problemas na Formação de Professores de Matemática: as Interações Proporcionadas pelo Geogebra2024-08-02T14:50:32+00:00Eli Ferreira dos Santoserafabruno@gmsil.comSuzete de Souza Borellisuzeteborelli@gmail.com<p>O presente texto faz parte das primeiras reflexões de um trabalho inicial de doutorado, o qual se orienta pelo objetivo de apresentar os primeiros encaminhamentos para uma formação de professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Apresenta a necessidade de<br>uma reflexão sobre a resolução de problemas, junto aos professores participantes. Foi implementada a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação, aliada às representações semióticas de tratamento e conversão, juntamente com o emprego do GeoGebra para o ensino dos números racionais na forma fracionária. Espera-se que a formação possa contribuir para ampliar as possibilidades de ensino relacionadas ao conhecimento dos números racionais na forma fracionária e possa gerar novas situações de aprendizagens para a Matemática relacionada ao tema.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/244Utilização de Jogos Como Ferramentas Para a Aprendizagem de Matemática na Educação Infantil2024-08-07T20:16:58+00:00Dayene de Lourdes Aparecida Mazalifelipe.s.kohn@eniac.edu.brPaola Fernanda Matosfelipe.s.kohn@eniac.edu.brFelipe Soares Kohnfelipe.s.kohn@eniac.edu.brRita de Cássia da Costa Guimarãesrdrita.cg@gmail.comRosana Passos Quitério de Carvalhorosana.quiterio@eniac.edu.brAline Costa dos Santos Gaviolialine.gavioli@eniac.edu.br<p>Neste trabalho aborda-se o relato da utilização de jogos como ferramentas para os processos de ensino e de aprendizagem de Matemática na Educação Infantil. As atividades foram aplicadas numa escola pública municipal da cidade de Guarulhos para uma turma da Educação Infantil com estudantes de 5 anos. Foi possível estabelecer que os jogos e brincadeiras propostas auxiliaram na compreensão dos números e suas representações.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/221Relato de Experiências Educacionais em Matemática2024-08-02T18:51:04+00:00José Carlos Percianijoseperciani@professor.educacao.sp.gov.br<p>Este trabalho visa evidenciar possibilidades de aprendizagem, quando trabalhamos com atividades investigativas nas aulas de Matemática (em sala de aula). Quando isto acontece, os alunos mostram-se mais interessados, pois se sentem parte de todo esse processo, e não apenas um mero expectador. A colaboração do grupo fica mais espontânea, onde todos querem mostrar o que sabem sobre a atividade. As diferentes estratégias apresentadas pelos alunos tornam o espaço muito promissor para a aprendizagem.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/224Uso das Tecnologias Digitais na Educação Infantil e Sua Influência na Aprendizagem2024-08-02T19:15:47+00:00Cilia Ferreira da Silva202522022@eniac.edu.brFabiola Gomes da Silva202622022@eniac.edu.brKetley Aparecida Falanque240402021@eniac.edu.brFelipe Soares Kohnfelipe.s.kohn@eniac.edu.brRita de Cássia da Costa Guimarãesrdrita.cg@gmail.comRosana Passos Quitério de Carvalhorosana.quiterio@eniac.edu.brAline Costa dos Santos Gaviolialine.gavioli@eniac.edu.br<p>Com este trabalho, tem-se o objetivo de apresentar as discussões no âmbito de uma oficina desenvolvida e aplicada por estudantes de Pedagogia no âmbito da disciplina de Projeto Integrador em Prática Docente. A oficina visou buscar o entendimento sobre a utilização das tecnologias digitais na Educação Infantil, apresentando temas de Matemática. Para tanto, foi selecionada e utilizada uma ferramenta digital com estudantes da Educação Infantil entre 4 e 5 anos. Foi possível perceber que durante o desenvolvimento das atividades o uso da ferramenta auxiliou os estudantes na compreensão dos números.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/230Residencia Pedagógica: um Trabalho Colaborativo na Escola Parceira2024-08-05T19:14:51+00:00Érica Borges Machadoericaborges@professor.educacao.sp.gov.br<p>O artigo apresenta uma reflexão sobre os impactos do Programa Residência Pedagógica na EE Padre Conrado Sivila Alsina para os estudantes da turma do 3º ano F do Ensino Médio e para a formação inicial e continuada dos sujeitos envolvidos no trabalho docente, com o objetivo de observar a ação colaborativa entre alunos residentes, professor preceptor e docente orientador.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/233Vivências no Programa de Residência Pedagógica: um Relato de Experiências2024-08-05T19:40:55+00:00Débora da Silva Santosdebora.santos@aluno.ifsp.edu.brFábio Dias da Silvaf.dias@aluno.ifsp.edu.brFernanda Ferreira Prates dos Santosfernanda.prates@aluno.ifsp.edu.brLaura Cerqueira de Souzalaura.cerqueira@aluno.ifsp.edu.brLucas Melo da Silvamelo.silva@aluno.ifsp.edu.brRogério Marques Ribeirormarques@ifsp.edu.br<p>Este relato documenta a participação dos alunos do IFSP, Campus Guarulhos, no Programa de Residência Pedagógica na Escola Prof. Odete Fernandes, também em Guarulhos. A escola atende aproximadamente 930 alunos nos três turnos, oferecendo desde o Ensino Fundamental até a Educação de Jovens e Adultos. O projeto foi desenvolvido em duas etapas, com observações em turmas do 3º e 1º ano do Ensino Médio, abordando temas como amostragem, matemática financeira e potenciação. Destacam-se desafios como a indisciplina e defasagens de aprendizado.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/236A Importância da Residência Pedagógica no Processo de Formação de Professores: Reflexões de um Licenciando em Matemática2024-08-06T18:26:35+00:00Gustavo Gibram Gerardigerardi.gustavo@aluno.ifsp.edu.brAntonio Luis Momettiantonio.mometti@ifsp.edu.br<p>Este relato tem por objetivo apresentar a experiência de um residente que observou e auxiliou duas salas de 9º ano de uma escola pública do Estado de São Paulo. Foram utilizadas as metodologias de investigação e experimentação matemática, com o objetivo de colocar em prática os referenciais teóricos metodológicos apresentados durante o curso de formação do início do Programa Residência Pedagógica (PRP) e, também, de proporcionar aos estudantes da escola pública outras perspectivas que os considerem como sujeitos ativos na construção do próprio conhecimento. Durante as regências houve a utilização de diversas habilidades que somente poderiam ser exercidas na prática: organização, análise-crítica, reflexão e criatividade, que o professor precisa ter diante do objetivo de tornar os estudantes ainda mais críticos e autônomos no processo de aprendizagem da matemática. Por fim, durante o período de observação e interação com os alunos da escola pública, se tornou notório que o professor precisa construir uma boa relação com a sala e desenvolver sua análise crítica para desenvolver uma boa práxis.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/213Compreendendo a Materialidade Geométrica e Algébrica da Parábola a Partir de um Corte Feito em um Cone de Isopor2024-08-02T15:26:19+00:00Ezequias Adolfo Domingas Casselaezequiasadolfo@hotmail.com<p>O presente trabalho procura compreender a parábola em sua materialidade geométrica e algébrica a partir de um corte com uma faca em um cone de isopor, com vista à contribuição para a formação de diferentes personalidades que sejam ativas, independentes, criativas e comprometidas com o que acontece no seu contexto. A sua linha de pensamento subjaze em um corpus de conhecimento defendido pela Teoria da Objetivação (TO) de Luís Radford. Foi desenvolvido com base em uma pesquisa qualitativa com enfoque em um estudo com propósitos didáticos, em que o professor faz de sua prática um objeto de sua pesquisa. Os resultados obtidos nos ajudam a saber que uma compreensão da parábola em sua materialidade geométrica e algébrica passa pela promoção de um estudo articulado entre a perspectiva da Geometria sintética e a analítica. E que um estudo promovido nessa direção ampliaria as habilidades dos alunos sem pautarem por um estudo mediante a memorização de fórmulas prontas e acabadas.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/245Mapeamento das Pesquisas Produzidas no IFSP/PEP: Análise dos Projetos de Iniciação Científica do Período 2012-20232024-08-07T20:21:41+00:00Larissa Nogueira dos Santosnogueira.larissa@aluno.ifsp.edu.brEnio Freire de Paulaeniodepaula@ifsp.edu.br<p>Este projeto objetiva mapear, descrever, sistematizar e compreender a produção acadêmica oriunda de projetos orientados por docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Presidente Epitácio. Propõe-se analisar a produção acadêmica desenvolvida por estudantes, no período 2012-2023, vinculados a dois programas institucionais e quatro com fomentos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico<br>(CNPq). Entende-se que inventariar esses estudos têm potencial para evidenciar eixos temáticos investigativos e é relevante para compreender os desafios da pesquisa em um campus distante dos grandes centros urbanos</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/219O Uso de um Software Digital no Ensino do Campo Aditivo com Estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental2024-08-02T18:39:41+00:00Priscila Bernardo Martinspriscila.bmartins8@gmail.comSimone Oliveira dos Santossimonelookads@gmail.com<p>O presente artigo tem por objetivo discutir o uso do software digital, “Feche a Caixa”, como recurso didático para o ensino do campo aditivo com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Para esse trabalho, escolhemos a metodologia qualitativa de cunho interpretativo, uma vez que os pesquisadores fazem uma interpretação do que percebem, enxergam, ouvem e entendem, não separando dos seus contextos e dos entendimentos que construíram anteriormente em suas vivências, e ancorados nos referenciais escolhidos para a discussão sobre o uso de jogos no ensino, bem como do campo conceitual aditivo. Como resultado, percebemos que o uso do jogo “Feche a Caixa” propiciou aos estudantes refletirem mais sobre os seus procedimentos de cálculo mental. As situações envolvendo a composição foram as que os estudantes tiveram maior facilidade. Nas interações com os colegas percebessem formas diferentes da sua de realizar o cálculo mental, incorporando gradativamente novos procedimentos de cálculo.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/222Tarefas Matemáticas: Aspectos Conceituais e Potencialidades Para o Desenvolvimento de Pesquisas2024-08-02T18:56:47+00:00Leonardo Guarini Biscainoleonardog.biscaino@gmail.comArmando Traldi Juniortraldi@ifsp.edu.br<p>Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo acerca do tema de tarefas matemáticas, seus aspectos conceituais e potencialidades dentro da área de ensino e aprendizagem de Matemática. O objetivo foi compreender o que se entende por tarefas matemáticas e o que a Educação Matemática tem discutido sobre este tema, observando, inclusive, seu papel e potencialidades quando presentes no contexto de pesquisas. O estudo apresentado trata-se de uma pesquisa teórica a qual é parte integrante da dissertação de mestrado do primeiro autor. Os resultados demonstram a relevância de tal tema para compreensão do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, ao revelar a diversidade conceitual que o cerca. Além disso, as tarefas matemáticas também evidenciaram potencialidades como ferramentas para o desenvolvimento de pesquisas que abordam a prática docente em sala de aula.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/228O Desenvolvimento da Concepção de Demonstração no Ensino de Aritmética e Álgebra na Educação Básica2024-08-05T19:01:38+00:00Mariana de Castro Santosmariana.castro@aluno.ifsp.edu.brValéria Ostete Jannis Luchettavaleria@ifsp.edu.br<p>Este artigo é resultado de um projeto de iniciação científica e propõe uma reflexão sobre o desenvolvimento do raciocínio dedutivo e indutivo no contexto do ensino de matemática, com foco especial na área de Álgebra e Aritmética. A discussão é embasada nas ideias de George Pólya, notável matemático cujas contribuições à pedagogia matemática são fundamentais até os dias atuais. A pesquisa aborda a lacuna existente entre o desejo de promover a autonomia e o raciocínio lógico nos alunos e a prática educacional real, comentando sobre as dificuldades dos estudantes no desenvolvimento do raciocínio dedutivo, especialmente na transição entre o ensino básico e o superior. Além disso, são analisados os exercícios e as atividades propostas pelos livros didáticos aprovados pelo PNLD de 2021 que abordam os conteúdos de binômio de Newton. Por fim, as atividades encontradas foram reformuladas a fim de que pudessem estimular o desenvolvimento do raciocínio indutivo na educação básica de acordo com o que foi encontrado na pesquisa bibliográfica.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/231A Gamificação e o Ensino e Aprendizagem de Geometria: Desafios e Possibilidades Para a Formação Inicial de Professores de Matemática2024-08-05T19:21:08+00:00Raphael Perez Correaperez.r@aluno.ifsp.edu.brRogério Marques Ribeirormarques@ifsp.edu.br<p>A gamificação é uma abordagem que utiliza elementos dos jogos para melhorar experiências em contextos não relacionados aos games. Ao empregar o Framework Octalysis, é possível identificar e aplicar diversos motivadores que impulsionam o engajamento dos participantes. Este estudo investiga a aplicação desses conceitos na educação matemática, utilizando os motivadores descritos por Carvalho e os perfis de jogadores/estudantes delineados pelo teste de Bartle. Através da análise desses elementos, busca-se desenvolver estratégias de ensino mais eficazes e alinhadas com as necessidades e preferências dos alunos.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/237Estudos de Aula e Tarefas Investigativas: Alguns Resultados Preliminares2024-08-06T18:32:22+00:00Márcia Jussara Hepp Rehfeldtmrehfeld@univates.brIeda Maria Giongoigiongo@univates.br<p>Esta comunicação tem por objetivo relatar resultados parciais obtidos a partir da pesquisa “Potencialidades e desafios na exploração da metodologia estudos de classes na prática docente de Ciências Exatas em cursos de engenharia”. Ela conta com o apoio da FAPERGS. O objetivo central é examinar as potencialidades e os desafios da metodologia estudos de aula para a prática docente, na área de Ciências Exatas, no ensino de engenharia, usando a Investigação Matemática. A pesquisa tem cinco etapas das quais três são discutidas neste artigo: 1) Criação de um grupo de estudos; 2) Planejamento, implementação, avaliação e redesenho de tarefas; 3) Estabelecimento de diálogos entre os professores. Metodologicamente, o estudo é cunho qualitativo e exploratório e na análise de dados foi realizada análise descritiva. Para a coleta de dados, as aulas e os encontros do grupo de pesquisa foram gravados ou anotados em diário de campo. Os resultados parciais indicam, por um lado, que há potencialidades como o estabelecimento de processos de planejamento e de docência colaborativa e a promoção de diálogos e interação entre os docentes das engenharias. Por outro, fragilidades como o tempo para planejar de forma conjunta dos professores e seguir um roteiro pré-estabelecido para explorar tarefas investigativas.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/240A Cultura Maker na Formação Inicial de Professores de Matemática2024-08-06T18:55:08+00:00Jade Fraga Ramosjade.r@aluno.ifsp.edu.brAntonio Luis Momettiantonio.mometti@ifsp.edu.br<p>Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa de iniciação científica que buscou investigar as potencialidades da Cultura Maker, do aprender fazendo, na formação inicial de professores de Matemática, a partir da Modelagem Matemática. Oportunizamos a execução de um Projeto Maker sobre embalagens, para que um grupo de licenciandos em Matemática vivenciasse o aprender fazendo, a partir dos pressupostos da<br>Modelagem Matemática enquanto estratégia de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com utilização do método da entrevista narrativa. Os resultados obtidos apontam que a abertura deste espaço de discussão e reflexão na formação inicial trouxe contribuições significativas para que novas estratégias de ensino sejam adotas nas aulas de Matemática, considerando a aprendizagem ativa dos estudantes na construção do conhecimento.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/211Análise de uma Questão de Geometria Plana: um Olhar do Teorema de Pitágoras pela Perspectiva do Raciocínio Matemático2024-08-02T15:12:59+00:00Thiago Emanuel Santos Goulart e Silvat.goulart@aluno.ifsp.edu.brWilliam Vieirawvieira@ifsp.edu.brRoberto Seidi Imafukuroberto.imafuku@ifsp.edu.br<p>No presente artigo, analisamos a resposta de um estudante sobre uma questão que envolvia o resgate dos conhecimentos acerca do Teorema de Pitagoras e seus elementos algébricos e geométricos. Foram elaboradas duas questões de geometria plana, que foram aplicadas para alunos do ensino medio, dentre os quais, selecionamos um participante, para analisar a resposta que este apresentou para a primeira questão. Buscamos na literatura outros trabalhos que<br>analisaram questões que envolviam o teorema de Pitágoras e as dificuldades que os estudantes apresentam em questões deste tipo. Para fundamentar nossa análise, utilizamos os processos do raciocínio matemático, em conexão com os pensamentos algébrico e geométrico. As análises indicam uma boa capacidade argumentativa do participante, que se valeu de muitos processos do raciocínio matemático, mas também revelam algumas dificuldades sobre o teorema e seus elementos algébricos e geométricos.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/243Diferenciação e Distinção de Flores: um Estudo por Meio de Redes Neurais Artificiais2024-08-07T20:09:24+00:00Lucas de Oliveira Hernandeslucas.hernandes@aluno.ifsp.edu.brFlavia Milo dos Santosflaviamilo@ifsp.edu.brMarco Aurélio Granerogranero@ifsp.edu.br<p>As técnicas de aprendizado de máquina e a utilização de redes neurais artificiais têm apresentado resultados promissores na tarefa de identificação e classificação de padrões. Neste contexto, o presente estudo propõe a classificação das espécies de plantas contidas no conjunto de dados Iris,<br>utilizando como características o comprimento e largura das pétalas. Para esta tarefa, foram utilizados três classificadores: Adaline, Perceptron e MLP, que tiveram seu desempenho avaliado a fim de comparação de seus resultados. As métricas utilizadas foram a acurácia, precisão e sensibilidade. Antes de submeter o conjunto de dados aos classificadores, os dados foram descritos por meio de estatísticas descritivas para verificação da presença de outliers e<br>comparação da escala, dois fatores que interferem no desempenho das redes neurais.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/214Tarefas Matemáticas: Aspectos Conceituais e Potencialidades para o Desenvolvimento de Pesquisas2024-08-02T15:41:25+00:00Leonardo Guarini Biscainoleonardog.biscaino@gmail.comArmando Traldi JuniortraldI@ifsp.edu.br<p>Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo acerca do tema de tarefas matemáticas, seus aspectos conceituais e potencialidades dentro da área de ensino e aprendizagem de Matemática. O objetivo foi compreender o que se entende por tarefas matemáticas e o que a Educação Matemática tem discutido sobre este tema, observando, inclusive, seu papel e potencialidades quando presentes no contexto de pesquisas. O estudo apresentado trata-se de uma pesquisa teórica a qual é parte integrante da dissertação de mestrado do primeiro autor. Os resultados demonstram a relevância de tal tema para compreensão do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, ao revelar a diversidade conceitual que o cerca. Além disso, as tarefas matemáticas também evidenciaram potencialidades como ferramentas para o desenvolvimento de pesquisas que abordam a prática docente em sala de aula.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/217O Clube de Matemática Como Espaço Formativo: Contribuições Para a Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática2024-08-02T18:12:30+00:00Crislaine Pereira Ponciano Trindadcpptrindad@unifesp.brVanessa Dias Morettivanessa.moretti@unifesp.br<p>Este artigo faz parte da pesquisa que investiga desenvolvimento do pensamento teórico dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais de escolarização, abordando os conceitos de Probabilidade e Estatística, bem como a compreensão sobre Letramento Estatístico e Letramento Probabilístico, com as contribuições do Clube da Matemática como o espaço formativo. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, proposta por Vigotski, na Teoria da Atividade, desenvolvida por Leontiev e na Teoria Desenvolvimental elaborada por Davidov. O princípio metodológico adotado é o materialismo histórico dialético, influenciado por Marx e como proposta Teórico-Metodológica, o experimento se baseia na Atividade Orientadora de Ensino desenvolvida por Moura, onde são elaborados situações desencadeadoras de aprendizagem no contexto em Probabilidade e Estatística, utilizando diferentes tipos de jogos, histórias virtuais e outros instrumentos para resolução de problemas, visando ao desenvolvimento coletivo dos participantes da pesquisa. Na captura dos dados, estão sendo utilizadas gravações em vídeo e áudio, produções escritas em grupo, diário de campo do pesquisador e formulários de pesquisa, os resultados são transcritos e analisados com base na fundamentação teórica escolhida para o experimento.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/229Estado do Conhecimento Sobre os Currículos de Matemática da Educação de Jovens e Adultos no Período de 2016 a 20202024-08-05T19:08:50+00:00Dosilia Espirito Santo Barretodosiliamat@gmail.comVerônica Freires da Silvaveronica.cemead@gmail.comBarbara Lutaif Bianchinibarbaralb@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é apresentar o Estado do Conhecimento sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os currículos de Matemática nas pesquisas acadêmicas brasileiras no período de 2016 e 2020 e é um recorte de uma tese de doutorado. A busca foi realizada no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES, sendo encontrados dois trabalhos de Mestrado Acadêmico. Os procedimentos metodológicos estão embasados nos estudos sobre o Estado do Conhecimento conforme as ideias de Romanowski e Ens e Morosini, Santos e Bittencourt. Os pressupostos teóricos tratam da Educação Matemática de Jovens e Adultos segundo Fonseca, que trazem reflexões sobre o ensino e aprendizagem de Educação de Jovens e Adultos e a conceituação de currículo segundo Lima. Concluímos, que as pesquisas envolvendo esta temática são escassas, porém enfatizam que o currículo de Matemática deve ser contextualizado com situações cotidianas para o exercício da cidadania dos educandos da EJA. A Proposta Curricular de Matemática da EJA de 2002 do Ministério de Educação, que está em vigência, destaca também a importância da contextualização e que o professor pode utilizar como recursos pedagógicos: resolução de problemas, história da Matemática, textos de jornais, jogos e tecnologias.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/235Processo de Desenvolvimento do Pensamento Algébrico de Professores dos Anos Iniciais2024-08-06T18:19:52+00:00Fernanda Cristina Ferreira Santossantos.fernanda@unifesp.brVanessa Dias Morettivanessa.moretti@unifesp.br<p>Este texto apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que investigou o desenvolvimento do pensamento algébrico de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Realizada em uma escola pública de um município paulista, a pesquisa adotou a Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Teoria Desenvolvimental como fundamentos teóricos, enquanto empregou o materialismo histórico-dialético como abordagem metodológica e o conceito de Atividade Orientadora de Ensino como base teórico-metodológica. Os resultados destacam que a ação coletiva dos professores nos desenvolvimentos de situações desencadeadoras de aprendizagem que considerassem o movimento histórico-lógico dos conceitos algébricos e<br>seus nexos conceituais potencializou o processo de generalização algébrica e de formação de conceitos teóricos, elementos constituintes do pensamento algébrico. Conclui-se que movimentos de formação continuada que priorizem a ação coletiva e atividades de aprendizagem que explorem os nexos conceituais algébricos podem contribuir significativamente para o desenvolvimento do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/241O Lúdico Para Além do Jogo na Perspectiva Histórico-Cultural: É Possível Aprender Matemática Brincando?2024-08-07T19:58:37+00:00Sonia Aparecida de Brito Francosonia.franco@unifesp.brVanessa Dias Morettivanessa.moretti@unifesp.br<p>Este trabalho está em andamento e seu objetivo é investigar quais são os sentidos dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que ensinam matemática em relação ao jogo e a ludicidade dentro do contexto formativo do Clube de Matemática e como esses sentidos impactam a organização do ensino e a prática de sala de aula. O princípio metodológico será baseado no materialismo histórico dialético e tem como base teórica a Teoria Histórico-Cultural com as contribuições de Vygotsky, seus colaboradores e a Teoria da Atividade de Leontiev. A pesquisa junto aos professores está acontecendo em uma escola pública municipal da cidade de Guarulhos. Como referência teórico metodológica estamos utilizando a Atividade Orientadora de Ensino elaborada por Moura (1996) em que são propostos aos professores Situações Desencadeadoras de Aprendizagem que consideram os elementos lúdicos: os jogos e as histórias virtuais. Busca-se que esses recursos sejam mediadores das ações dos professores e possam ser utilizados como “desencadeadores” do processo de organização de ensino. Os dados estão sendo captados por meio de vídeos, registros orais e escritos, questionários, gravações, diário de campo, registros<br>escritos, portfólios, elaborações de materiais realizados pelo grupo docente e registros de discussões no coletivo.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/212As Disciplinas do Campo da Informática nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia dos Institutos Federais da Região Sudeste2024-08-02T15:20:11+00:00Tatielly Vitória Dias dos Santostatielly.dias@aluno.ifsp.edu.brEnio Freire de Paulaeniodepaula@ifsp.edu.br<p>Nesse trabalho, apresentamos os resultados parciais da análise dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) da Região Sudeste. O objetivo do estudo foi mapear, descrever e compreender como as disciplinas do campo da Informática apresentam-se nos currículos desses cursos e quais as perspectivas em discus'são no contexto da formação de futuras(os) pedagogas(os).</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/215Docentes Negras e Suas Relações Com a Matemática2024-08-02T16:35:11+00:00Airan Carvalho dos Santosairancarvalho.3017@gmail.comElton de Andrade Vianaeaviana@pucsp.br<p>Com o objetivo de investigar trajetórias acadêmicas de mulheres negras, que lecionam ou pretendem lecionar nas Instituições de Ensino Superior (IES) e seus vínculos com a matemática, apresenta uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir de entrevistas feitas com três professoras pretas que atuam na licenciatura em Matemática. A partir de discussões teóricas sobre o racismo estrutural, conclui que os discursos das entrevistadas apontam para uma origem humilde, preconceitos, discriminação e situações de racismos velados e explícitos em toda trajetória acadêmica, desde o ensino básico ao ensino superior, onde a existência de professoras negras de matemática, sendo pouca no ensino fundamental anos finais e inexistente no ensino médio e superior.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/218O Pensamento Computacional Na Educação Básica: Uma Compreensão A Partir da Teoria Histórico-Cultural2024-08-02T18:24:44+00:00Viviane Rocha Costa Cardimcardim.viviane@unifesp.brVanessa Morettivanessa.moretti@unifesp.br<p>O papel crescente das Tecnologias Digitais na sociedade traz implicações para a educação escolar. Dentre elas estão diversas iniciativas de trazer popularidade ao termo Pensamento Computacional (PC) para os primeiros anos da educação básica, através dos documentos norteadores que orientam a definição dos Currículos no Brasil. Ação que confere relevância e emergência sobre o entendimento quanto às formas de pensar este conceito, de modo a apoiar futuros professores que ensinarão Matemática a transpor a perspectiva empírica – discursiva. Subsidiados por pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC), propomos reflexões acerca da relação deste Pensamento com o desenvolvimento humano, quanto às possíveis contribuições para formação<br>mais ampla da criança, bem como sobre quais fundamentos da Matemática aproximam-se teoricamente de elementos constitutivos do PC e como eles podem ser desenvolvidos em atividade de ensino. Buscaremos por respostas para a seguinte questão de pesquisa, na perspectiva da THC: quais são os sentidos para o desenvolvimento do Pensamento Computacional, produzidos por futuros professores que ensinarão matemática nos primeiros anos do ensino fundamental, em atividade de ensino? Tomaremos a Atividade Orientadora de Ensino - AOE como fundamento teórico-metodológico no desenvolvimento de um experimento formativo. Para a análise dos dados, observaremos a dimensão semiótica multimodal, fundamentada na Teoria da Objetivação.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/227Um Roteiro Possível Para Análise De Letramento Estatístico2024-08-05T18:54:19+00:00Adriano Amâncio de Oliveiraadriano.maza@gmail.comSuzete de Souza Borellisuzeteborelli@gmail.com<p>Este artigo apresenta um roteiro originado da dissertação "Medidas de Tendência Central na Perspectiva do Letramento Estatístico em Livros Didáticos do Ensino Médio", enquadrado na linha de pesquisa de Currículo, Ensino e Formação de Professores de Ciências e Matemática. O Produto Educacional consiste em um roteiro de análise que permite ao professor identificar os níveis de letramento estatístico das atividades apresentadas nos materiais educacionais. A<br>motivação para este trabalho surgiu ao perceber lacunas no ensino da estatística, especialmente na identificação do que sabem os alunos e do que ainda precisam aprender para alcançar níveis de letramento estatísticos mais elevados. Baseando-se em autores como Wallman e Gal, reconhecendo a importância do letramento estatístico, desenvolvemos um roteiro que proporciona ao professor uma ferramenta para facilitar a análise das atividades do livro didático, de maneira a contribuir com o avanço do letramento estatístico dos alunos. Com foco na Teoria Antropológica do Didático de Chevallard e nos níveis de letramento estatístico propostos por Watson e Callingham, o roteiro permite ao professor mapear o desenvolvimento da turma e adaptar suas práticas de ensino.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/239As Habilidades da BNCC da Área de Conhecimento Matemática e Suas Tecnologias em uma Situação Didática Sobre Planejamento Familiar2024-08-06T18:47:45+00:00Ana Paula Teles de Oliveiraaptbahia@hotmail.com<p>O artigo tem o objetivo explorar as habilidades da Base Nacional Comum Curricular na área de<br>conhecimento Matemática e suas Tecnologias em uma Situação Didática proposta no livro<br>Educação Financeira nas Escolas. Metodologicamente, consiste em uma análise documental e<br>tem como teoria o redesenho de tarefas. Após analisarmos da Situação Didática, identificamos<br>duas habilidades que podem ser desenvolvidas. Com a finalidade de investigarmos outras<br>habilidades, propomos o redesenho de tarefas e, assim, identificamos outras duas habilidades.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/199A Resolução de Problemas e as Representações Semióticas Evidenciadas pelo Geogebra2024-08-01T18:54:57+00:00Eli Ferreira dos Santoserafabruno@gmail.comSuzete de Souza Borellisuzeteborelli@gmail.com<p>Este minicurso abordará uma metodologia para a resolução de problemas de semelhança de triângulos, trazendo um olhar para as representações de tratamento e conversão de maneira simultânea utilizando o GeoGebra. Proporcionar aos participantes uma maneira de ensinar matemática que coloca o aluno como protagonista da sua aprendizagem e ao mesmo tempo mostrar aos participantes a necessidade de o professor adotar uma postura de mediador entre o<br>conhecimento e o aluno.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/202Construindo a Matemática: Materiais Concretos para Futuros Professores de Matemática2024-08-01T19:29:25+00:00Raphael Perez Correaperez.r@aluno.ifsp.edu.brJade Fraga Ramosjade.r@aluno.ifsp.edu.br<p>Esta oficina abordará o uso de materiais concretos como recurso didático para o ensino de matemática em sala de aula, proporcionando aos futuros professores a oportunidade de experimentar e discutir sobre as diversas possibilidades de utilização. Serão abordados, especificamente, o uso da lousa individual, do cubo da soma de dois termos e dos sólidos geométricos planificáveis. Ademais, será promovida uma reflexão acerca dos diferentes materiais que podem compor um kit de materiais concretos para um futuro professor de matemática.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/205Geogebra: uma Ferramenta para o Ensino de Funções2024-08-01T19:50:30+00:00Glauco Aparecido de Camposglaucodecampos@ifsp.edu.brMarcus Vinicius Silva Nascimentomarcus.nascimento@ifsp.edu.br<p>O minicurso GEOGEBRA: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES tem por objetivo fornecer, aos professores do ensino básico e aos futuros professores, uma estratégia prática ao uso dessa ferramenta no ensino de funções afins e funções quadráticas. O objetivo é capacitá-los a tornar o ensino de funções mais dinâmico e compreensível para os estudantes, dentro de uma linguagem que está cada vez mais presente na sociedade contemporânea.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/226Machine Learning Com o Google Colab2024-08-05T18:41:44+00:00Armando Handayaahand@ifsp.edu.br<p>Este minicurso abordará o tema do Machine Learning, ou Aprendizado de Máquina, e a sua implementação será feita na plataforma do Google Colab. O termo aprendizado de máquina significa fazer o computador aprender alguma coisa com os dados que lhe forem inseridos. Ao nosso redor não faltam dados e isso nos gera informações muito úteis. A partir dessas informações podemos tirar algumas conclusões, como por exemplo, fazer uma estimativa de<br>venda para o próximo ano ou descobrir a existência de uma correlação entre dia de semana e número de atendimentos em um determinado Pronto Socorro. Classificar um e-mail como spam com base em presença de algumas palavras ou concluir que um aluno está para evadir com base em determinadas informações pessoais e familiares. Neste minicurso vamos fazer um sobrevôo da Inteligência Artificial, que é um tema “guarda-chuva” do Aprendizado de<br>Máquina. Abordaremos os variados tipos de aprendizado, fazendo a implementação na fase inicial de Pré-Processamento. Faremos o processo de Limpeza de dados usando a linguagem Python. Em seguida aprenderemos a parte teórica e prática de um dos Métodos de Processamento de Aprendizado de Máquina: Algoritmo do Naive-Bayes.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/200Como Fazer Regressão Linear em Python sem Pacotes2024-08-01T19:10:19+00:00Armando Handayaahand@ifsp.edu.br<p>Este minicurso abordará a técnica de Regressão Linear usando a linguagem python e a plataforma Colab do Google, mas sem apelar para os diversos pacotes específicos existentes de Aprendizado de Máquina, Inteligência Artificial ou outro qualquer, que executam essa tarefa de Regressão Linear automaticamente. Esses pacotes específicos, que fornecem o resultado de imediato, são bons para aqueles usuários que não se importam em saber como foi feita a conta, como foi o processo para chegar aonde chegou. Neste minicurso explicaremos esse processo detalhadamente e fundamentada em bases matemáticas precisas, usando o cálculo matricial. A abordagem teórica será feita vetorialmente, mas as contas serão executadas matricialmente, o que deve encurtar todo o processo. Para isso vamos usar um pacote genérico de manipulação matricial, que é o sympy.matrices. Dessa forma no título deste minicurso o termo “sem pacote” quer dizer sem pacote específico.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/203Do Concreto ao Abstrato: Estratégias com Materiais Manipuláveis para o Ensino do Sistema de Numeração Decimal nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental2024-08-01T19:37:21+00:00Leandro Geronazzoleandrogeronazzo@hotmail.comRogério Marques Ribeirormarques@ifsp.edu.br<p>Este minicurso abordará a utilização de materiais didáticos nas aulas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a sua importância como mediador para o ensino e a prática pedagógica em sala de aula.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/206Geometria Espacial e Realidade Aumentada: Abordagens Possíveis2024-08-01T19:59:10+00:00William Vieirawvieira@ifsp.edu.brRoberto Seidi Imafukuroberto.imafuku@ifsp.edu.brIgor Rocha Siqueiraigor.rocha@aluno.ifsp.edu.brCicero Antonio Alencarcicero.alencar@aluno.ifsp.edu.brThiago Emanuel Santos Goulart e Silvat.goulart@aluno.ifsp.edu.br<p>Nesta oficina discutiremos possibilidades e limitações envolvidas no uso de aplicativos de Matemática para celular com o recurso da Realidade Aumentada (RA) nos processos de ensino e de aprendizagem de conceitos e ideias de Geometria Espacial. Para atingir estes objetivos, discutiremos, no minicurso, atividades de ensino sobre Geometria Espacial com o uso da RA do aplicativo GeoGebra para celular que favoreçam a exploração de ideias e conceitos desta disciplina.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/201Construção de Seções Cônicas da Matemática Islâmica Medieval com Geogebra2024-08-01T19:21:05+00:00Ingryd Stephany de Oliveiraingryd.stephany@aluno.ifsp.edu.brHenrique Marins de Carvalhohmarins@ifsp.edu.br<p>Este minicurso tem como objetivo apresentar e compreender as construções e propriedades das seções cônicas feitas por Ibrahim ibn Sinan, um matemático islâmico medieval, em comparação com as construções de Apolônio, um matemático grego da antiguidade, para análise das semelhanças e diferenças das produções de ambos os autores. Para fazê-las será utilizado o Geogebra, um software de geometria dinâmica.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/204Exploração de Habilidades do Pensamento Computacional em Tarefas com o Geogebra2024-08-01T19:44:00+00:00Celina Aparecida Almeida Pereira Abarabarcaap@pucsp.brMarcio Vieira de Almeidamarcioalmeidasp@gmail.com<p>Tem-se como objetivo, para este minicurso, desenvolver habilidades do Pensamento Computacional (PC) por meio de proposta de três tarefas, utilizando algumas ferramentas do GeoGebra e que envolvem habilidades matemáticas na execução de comandos geométricos e algébricos. Tais comandos permitirão obter construções artísticas inspiradas em mosaicos, articulando Matemática e Arte.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemáticahttps://revista.gru.ifsp.edu.br/semat/article/view/207Introdução ao Latex: um Minicurso para Iniciantes2024-08-01T20:05:21+00:00Marcus Vinicius Silva Nascimentomarcus.nascimento@ifsp.edu.br<p>Este minicurso abordará uma introdução concisa aos conceitos essenciais do LaTeX, adaptados a uma experiência prática no Overleaf. Abordaremos a estrutura básica do LaTeX, formatação de textos, inserção de imagens, tabelas e equações matemáticas, fornecendo dicas para trabalhar no Overleaf. Atividades práticas serão incorporadas para permitir aos participantes ganharem experiência prática com o sistema. Ao final do minicurso, espera-se que os participantes estejam aptos a trabalharem com LaTeX usando o Overleaf.</p>2024-08-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Anais da Semana da Matemática e Educação Matemática