Transformando Realidades: Reflexões e Aprendizados em uma Caminhada Acadêmica
Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, Modelagem Matemática, Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos, Inclusão EducacionalResumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a jornada acadêmica e profissional do autor após ingressar no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. Iniciando com uma introdução sobre a motivação pessoal em relação à educação e a trajetória até o mestrado, destaca-se a importância da educação como ferramenta para a justiça social e a democratização do acesso ao conhecimento. Em seguida, são detalhados os contextos e aprendizados ao longo do mestrado, até o presente momento. A jornada no mestrado é descrita em uma seção principal: “A jornada no Mestrado: Reflexões e Aprendizados", e em duas subseções: " Enriquecimento por Meio das Leituras e Estudos ", e " Contribuições para a Formação Pessoal e Profissional ". Destacam-se temas como a democratização da educação, inclusão e exclusão na escola, importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e implementação das Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem e Modelagem Matemática. Por fim, a relevância social da pesquisa é enfatizada, buscando contribuir para uma educação inclusiva e contextualizada, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes e sua participação ativa na construção do conhecimento.