O Lúdico Para Além do Jogo na Perspectiva Histórico-Cultural: É Possível Aprender Matemática Brincando?
Palavras-chave:
Teoria Histórico-Cultural, Formação de Professores, Clube de Matemática, Jogo, LudicidadeResumo
Este trabalho está em andamento e seu objetivo é investigar quais são os sentidos dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que ensinam matemática em relação ao jogo e a ludicidade dentro do contexto formativo do Clube de Matemática e como esses sentidos impactam a organização do ensino e a prática de sala de aula. O princípio metodológico será baseado no materialismo histórico dialético e tem como base teórica a Teoria Histórico-Cultural com as contribuições de Vygotsky, seus colaboradores e a Teoria da Atividade de Leontiev. A pesquisa junto aos professores está acontecendo em uma escola pública municipal da cidade de Guarulhos. Como referência teórico metodológica estamos utilizando a Atividade Orientadora de Ensino elaborada por Moura (1996) em que são propostos aos professores Situações Desencadeadoras de Aprendizagem que consideram os elementos lúdicos: os jogos e as histórias virtuais. Busca-se que esses recursos sejam mediadores das ações dos professores e possam ser utilizados como “desencadeadores” do processo de organização de ensino. Os dados estão sendo captados por meio de vídeos, registros orais e escritos, questionários, gravações, diário de campo, registros
escritos, portfólios, elaborações de materiais realizados pelo grupo docente e registros de discussões no coletivo.