A Cultura Maker na Formação Inicial de Professores de Matemática
Palavras-chave:
Cultura Maker, Modelagem Matemática, Narrativas, Formação Inicial de Professores de MatemáticaResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa de iniciação científica que buscou investigar as potencialidades da Cultura Maker, do aprender fazendo, na formação inicial de professores de Matemática, a partir da Modelagem Matemática. Oportunizamos a execução de um Projeto Maker sobre embalagens, para que um grupo de licenciandos em Matemática vivenciasse o aprender fazendo, a partir dos pressupostos da
Modelagem Matemática enquanto estratégia de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com utilização do método da entrevista narrativa. Os resultados obtidos apontam que a abertura deste espaço de discussão e reflexão na formação inicial trouxe contribuições significativas para que novas estratégias de ensino sejam adotas nas aulas de Matemática, considerando a aprendizagem ativa dos estudantes na construção do conhecimento.