Repensando Ambientes de Aprendizagem Eficientes: Estratégias e Experiências da Residência Pedagógica
Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Ambiente escolar, Aprendizagem Colaborativa, Reflexão sobre a Prática, Organização da sala de aulaResumo
Este relato tem por objetivo apresentar uma experiência vivenciada por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Guarulhos, durante nossa participação como bolsistas no Programa Residência Pedagógica (PRP), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As experiências aqui relatadas foram realizadas de forma presencial, ao longo
de três regências desenvolvidas nas aulas de Matemática para o 6° Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual localizada na cidade de Guarulhos. Iniciaremos este relato com uma breve descrição a respeito do que dizem os autores a respeito das diferentes organizações da sala de aula, depois narraremos nossa experiência e, por fim, faremos uma comparação entre aquilo que foi dito pelos autores a respeito do assunto e aquilo que vivemos. Em nossa experiência, percebemos a importância da reflexão acerca do ambiente da sala de aula, a fim de torná-la mais adequada aos objetivos e aos conteúdos trabalhados, trazendo assim, impactos significativos na relação professor-aluno e, também, no ensino e aprendizagem.