Estudos de Aula e Tarefas Investigativas: Alguns Resultados Preliminares

Autores

  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
  • Ieda Maria Giongo

Palavras-chave:

Estudos de aula, Tarefas Investigativas, Formação de professores

Resumo

Esta comunicação tem por objetivo relatar resultados parciais obtidos a partir da pesquisa “Potencialidades e desafios na exploração da metodologia estudos de classes na prática docente de Ciências Exatas em cursos de engenharia”. Ela conta com o apoio da FAPERGS. O objetivo central é examinar as potencialidades e os desafios da metodologia estudos de aula para a prática docente, na área de Ciências Exatas, no ensino de engenharia, usando a Investigação Matemática. A pesquisa tem cinco etapas das quais três são discutidas neste artigo: 1) Criação de um grupo de estudos; 2) Planejamento, implementação, avaliação e redesenho de tarefas; 3) Estabelecimento de diálogos entre os professores. Metodologicamente, o estudo é cunho qualitativo e exploratório e na análise de dados foi realizada análise descritiva. Para a coleta de dados, as aulas e os encontros do grupo de pesquisa foram gravados ou anotados em diário de campo. Os resultados parciais indicam, por um lado, que há potencialidades como o estabelecimento de processos de planejamento e de docência colaborativa e a promoção de diálogos e interação entre os docentes das engenharias. Por outro, fragilidades como o tempo para planejar de forma conjunta dos professores e seguir um roteiro pré-estabelecido para explorar tarefas investigativas.

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Publicado

2024-08-07