A Importância da Residência Pedagógica no Processo de Formação de Professores: Reflexões de um Licenciando em Matemática
Palavras-chave:
Investigação Matemática, Reflexão sobre a prática, Residência PedagógicaResumo
Este relato tem por objetivo apresentar a experiência de um residente que observou e auxiliou duas salas de 9º ano de uma escola pública do Estado de São Paulo. Foram utilizadas as metodologias de investigação e experimentação matemática, com o objetivo de colocar em prática os referenciais teóricos metodológicos apresentados durante o curso de formação do início do Programa Residência Pedagógica (PRP) e, também, de proporcionar aos estudantes da escola pública outras perspectivas que os considerem como sujeitos ativos na construção do próprio conhecimento. Durante as regências houve a utilização de diversas habilidades que somente poderiam ser exercidas na prática: organização, análise-crítica, reflexão e criatividade, que o professor precisa ter diante do objetivo de tornar os estudantes ainda mais críticos e autônomos no processo de aprendizagem da matemática. Por fim, durante o período de observação e interação com os alunos da escola pública, se tornou notório que o professor precisa construir uma boa relação com a sala e desenvolver sua análise crítica para desenvolver uma boa práxis.