Processo de Desenvolvimento do Pensamento Algébrico de Professores dos Anos Iniciais
Palavras-chave:
Formação de Professores, Pensamento Algébrico, Atividade Orientadora de Ensino, Teoria Histórico-Cultural, Teoria da AtividadeResumo
Este texto apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que investigou o desenvolvimento do pensamento algébrico de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Realizada em uma escola pública de um município paulista, a pesquisa adotou a Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Teoria Desenvolvimental como fundamentos teóricos, enquanto empregou o materialismo histórico-dialético como abordagem metodológica e o conceito de Atividade Orientadora de Ensino como base teórico-metodológica. Os resultados destacam que a ação coletiva dos professores nos desenvolvimentos de situações desencadeadoras de aprendizagem que considerassem o movimento histórico-lógico dos conceitos algébricos e
seus nexos conceituais potencializou o processo de generalização algébrica e de formação de conceitos teóricos, elementos constituintes do pensamento algébrico. Conclui-se que movimentos de formação continuada que priorizem a ação coletiva e atividades de aprendizagem que explorem os nexos conceituais algébricos podem contribuir significativamente para o desenvolvimento do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.