Uma Proposta Lúdica Para o Ensino de Medidas de Tendência Central no mbito do Programa Residência Pedagógica
Palavras-chave:
Jogos, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Medidas de Tendência Central, Residência PedagógicaResumo
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar reflexões sobre uma atividade pedagógica elaborada como uma das ações de regência do Programa Residência Pedagógica (PRP) da CAPES, concentrando-se na exploração dos conceitos de medidas de tendência central (média, moda e mediana) em uma abordagem direcionada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Guarulhos. A atividade foi elaborada a partir de
um jogo de cartas adaptado para o ensino de Estatística Descritiva. Por fim, para avaliar o impacto pedagógico da intervenção, foi realizada uma pesquisa que buscou analisar o resultado desta prática lúdica em sala de aula por meio das percepções dos alunos sobre as contribuições do jogo no seu processo de ensino-aprendizagem, assim como avaliar o entendimento dos conteúdos específicos através de questões dissertativas. Os resultados da pesquisa de opinião realizada ao final da atividade revelaram que, apesar das dificuldades, a maioria dos alunos expressou apreço pela Matemática e considerou positiva a experiência com o jogo, destacando-a como divertida e diferente. Metade dos alunos compreendeu a possibilidade de ocorrerem valores iguais entre moda, média e mediana. Também foi comum a associação incorreta dos valores de média, moda e mediana a números inteiros.