Estado do Conhecimento Sobre os Currículos de Matemática da Educação de Jovens e Adultos no Período de 2016 a 2020

Autores

  • Dosilia Espirito Santo Barreto
  • Verônica Freires da Silva
  • Barbara Lutaif Bianchini

Palavras-chave:

Currículo, Matemática, Educação de Jovens e Adultos, Estado do Conhecimento

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o Estado do Conhecimento sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os currículos de Matemática nas pesquisas acadêmicas brasileiras no período de 2016 e 2020 e é um recorte de uma tese de doutorado. A busca foi realizada no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES, sendo encontrados dois trabalhos de Mestrado Acadêmico. Os procedimentos metodológicos estão embasados nos estudos sobre o Estado do Conhecimento conforme as ideias de Romanowski e Ens e Morosini, Santos e Bittencourt. Os pressupostos teóricos tratam da Educação Matemática de Jovens e Adultos segundo Fonseca, que trazem reflexões sobre o ensino e aprendizagem de Educação de Jovens e Adultos e a conceituação de currículo segundo Lima. Concluímos, que as pesquisas envolvendo esta temática são escassas, porém enfatizam que o currículo de Matemática deve ser contextualizado com situações cotidianas para o exercício da cidadania dos educandos da EJA. A Proposta Curricular de Matemática da EJA de 2002 do Ministério de Educação, que está em vigência, destaca também a importância da contextualização e que o professor pode utilizar como recursos pedagógicos: resolução de problemas, história da Matemática, textos de jornais, jogos e tecnologias.

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Publicado

2024-08-07