O Desenvolvimento da Concepção de Demonstração no Ensino de Aritmética e Álgebra na Educação Básica
Palavras-chave:
Álgebra, Aritmética, Demonstração, Raciocínio indutivo, Educação BásicaResumo
Este artigo é resultado de um projeto de iniciação científica e propõe uma reflexão sobre o desenvolvimento do raciocínio dedutivo e indutivo no contexto do ensino de matemática, com foco especial na área de Álgebra e Aritmética. A discussão é embasada nas ideias de George Pólya, notável matemático cujas contribuições à pedagogia matemática são fundamentais até os dias atuais. A pesquisa aborda a lacuna existente entre o desejo de promover a autonomia e o raciocínio lógico nos alunos e a prática educacional real, comentando sobre as dificuldades dos estudantes no desenvolvimento do raciocínio dedutivo, especialmente na transição entre o ensino básico e o superior. Além disso, são analisados os exercícios e as atividades propostas pelos livros didáticos aprovados pelo PNLD de 2021 que abordam os conteúdos de binômio de Newton. Por fim, as atividades encontradas foram reformuladas a fim de que pudessem estimular o desenvolvimento do raciocínio indutivo na educação básica de acordo com o que foi encontrado na pesquisa bibliográfica.