Um Roteiro Possível Para Análise De Letramento Estatístico

Autores

  • Adriano Amâncio de Oliveira
  • Suzete de Souza Borelli

Palavras-chave:

Letramento Estatístico, Avaliação Educacional, Medidas de Tendência Central, Ensino de Estatística

Resumo

Este artigo apresenta um roteiro originado da dissertação "Medidas de Tendência Central na Perspectiva do Letramento Estatístico em Livros Didáticos do Ensino Médio", enquadrado na linha de pesquisa de Currículo, Ensino e Formação de Professores de Ciências e Matemática. O Produto Educacional consiste em um roteiro de análise que permite ao professor identificar os níveis de letramento estatístico das atividades apresentadas nos materiais educacionais. A
motivação para este trabalho surgiu ao perceber lacunas no ensino da estatística, especialmente na identificação do que sabem os alunos e do que ainda precisam aprender para alcançar níveis de letramento estatísticos mais elevados. Baseando-se em autores como Wallman e Gal, reconhecendo a importância do letramento estatístico, desenvolvemos um roteiro que proporciona ao professor uma ferramenta para facilitar a análise das atividades do livro didático, de maneira a contribuir com o avanço do letramento estatístico dos alunos. Com foco na Teoria Antropológica do Didático de Chevallard e nos níveis de letramento estatístico propostos por Watson e Callingham, o roteiro permite ao professor mapear o desenvolvimento da turma e adaptar suas práticas de ensino.

Downloads

Publicado

2024-08-07