Tarefas Matemáticas: Aspectos Conceituais e Potencialidades Para o Desenvolvimento de Pesquisas
Palavras-chave:
Tarefas matemáticas, Educação Matemática, Prática docenteResumo
Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo acerca do tema de tarefas matemáticas, seus aspectos conceituais e potencialidades dentro da área de ensino e aprendizagem de Matemática. O objetivo foi compreender o que se entende por tarefas matemáticas e o que a Educação Matemática tem discutido sobre este tema, observando, inclusive, seu papel e potencialidades quando presentes no contexto de pesquisas. O estudo apresentado trata-se de uma pesquisa teórica a qual é parte integrante da dissertação de mestrado do primeiro autor. Os resultados demonstram a relevância de tal tema para compreensão do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, ao revelar a diversidade conceitual que o cerca. Além disso, as tarefas matemáticas também evidenciaram potencialidades como ferramentas para o desenvolvimento de pesquisas que abordam a prática docente em sala de aula.