O Uso de um Software Digital no Ensino do Campo Aditivo com Estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Jogo digital, Cálculo mental, Campo aditivoResumo
O presente artigo tem por objetivo discutir o uso do software digital, “Feche a Caixa”, como recurso didático para o ensino do campo aditivo com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Para esse trabalho, escolhemos a metodologia qualitativa de cunho interpretativo, uma vez que os pesquisadores fazem uma interpretação do que percebem, enxergam, ouvem e entendem, não separando dos seus contextos e dos entendimentos que construíram anteriormente em suas vivências, e ancorados nos referenciais escolhidos para a discussão sobre o uso de jogos no ensino, bem como do campo conceitual aditivo. Como resultado, percebemos que o uso do jogo “Feche a Caixa” propiciou aos estudantes refletirem mais sobre os seus procedimentos de cálculo mental. As situações envolvendo a composição foram as que os estudantes tiveram maior facilidade. Nas interações com os colegas percebessem formas diferentes da sua de realizar o cálculo mental, incorporando gradativamente novos procedimentos de cálculo.