O Pensamento Computacional Na Educação Básica: Uma Compreensão A Partir da Teoria Histórico-Cultural
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Teoria Histórico-Cultural, Anos IniciaisResumo
O papel crescente das Tecnologias Digitais na sociedade traz implicações para a educação escolar. Dentre elas estão diversas iniciativas de trazer popularidade ao termo Pensamento Computacional (PC) para os primeiros anos da educação básica, através dos documentos norteadores que orientam a definição dos Currículos no Brasil. Ação que confere relevância e emergência sobre o entendimento quanto às formas de pensar este conceito, de modo a apoiar futuros professores que ensinarão Matemática a transpor a perspectiva empírica – discursiva. Subsidiados por pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC), propomos reflexões acerca da relação deste Pensamento com o desenvolvimento humano, quanto às possíveis contribuições para formação
mais ampla da criança, bem como sobre quais fundamentos da Matemática aproximam-se teoricamente de elementos constitutivos do PC e como eles podem ser desenvolvidos em atividade de ensino. Buscaremos por respostas para a seguinte questão de pesquisa, na perspectiva da THC: quais são os sentidos para o desenvolvimento do Pensamento Computacional, produzidos por futuros professores que ensinarão matemática nos primeiros anos do ensino fundamental, em atividade de ensino? Tomaremos a Atividade Orientadora de Ensino - AOE como fundamento teórico-metodológico no desenvolvimento de um experimento formativo. Para a análise dos dados, observaremos a dimensão semiótica multimodal, fundamentada na Teoria da Objetivação.