O Clube de Matemática Como Espaço Formativo: Contribuições Para a Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática

Autores

  • Crislaine Pereira Ponciano Trindad
  • Vanessa Dias Moretti

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Formação de Professores, Probabilidade e Estatística

Resumo

Este artigo faz parte da pesquisa que investiga desenvolvimento do pensamento teórico dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais de escolarização, abordando os conceitos de Probabilidade e Estatística, bem como a compreensão sobre Letramento Estatístico e Letramento Probabilístico, com as contribuições do Clube da Matemática como o espaço formativo. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, proposta por Vigotski, na Teoria da Atividade, desenvolvida por Leontiev e na Teoria Desenvolvimental elaborada por Davidov. O princípio metodológico adotado é o materialismo histórico dialético, influenciado por Marx e como proposta Teórico-Metodológica, o experimento se baseia na Atividade Orientadora de Ensino desenvolvida por Moura, onde são elaborados situações desencadeadoras de aprendizagem no contexto em Probabilidade e Estatística, utilizando diferentes tipos de jogos, histórias virtuais e outros instrumentos para resolução de problemas, visando ao desenvolvimento coletivo dos participantes da pesquisa. Na captura dos dados, estão sendo utilizadas gravações em vídeo e áudio, produções escritas em grupo, diário de campo do pesquisador e formulários de pesquisa, os resultados são transcritos e analisados com base na fundamentação teórica escolhida para o experimento.

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Publicado

2024-08-07