Compreendendo a Materialidade Geométrica e Algébrica da Parábola a Partir de um Corte Feito em um Cone de Isopor

Autores

  • Ezequias Adolfo Domingas Cassela

Palavras-chave:

Estudo da parábola, Geometria sintética, Geometria analítica

Resumo

O presente trabalho procura compreender a parábola em sua materialidade geométrica e algébrica a partir de um corte com uma faca em um cone de isopor, com vista à contribuição para a formação de diferentes personalidades que sejam ativas, independentes, criativas e comprometidas com o que acontece no seu contexto. A sua linha de pensamento subjaze em um corpus de conhecimento defendido pela Teoria da Objetivação (TO) de Luís Radford. Foi desenvolvido com base em uma pesquisa qualitativa com enfoque em um estudo com propósitos didáticos, em que o professor faz de sua prática um objeto de sua pesquisa. Os resultados obtidos nos ajudam a saber que uma compreensão da parábola em sua materialidade geométrica e algébrica passa pela promoção de um estudo articulado entre a perspectiva da Geometria sintética e a analítica. E que um estudo promovido nessa direção ampliaria as habilidades dos alunos sem pautarem por um estudo mediante a memorização de fórmulas prontas e acabadas.

Downloads

Publicado

2024-08-07