Análise de uma Questão de Geometria Plana: um Olhar do Teorema de Pitágoras pela Perspectiva do Raciocínio Matemático
Palavras-chave:
Raciocínio matemático, Pensamento algébrico, Teorema de Pitágoras, Geometria Plana, Pensamento GeométricoResumo
No presente artigo, analisamos a resposta de um estudante sobre uma questão que envolvia o resgate dos conhecimentos acerca do Teorema de Pitagoras e seus elementos algébricos e geométricos. Foram elaboradas duas questões de geometria plana, que foram aplicadas para alunos do ensino medio, dentre os quais, selecionamos um participante, para analisar a resposta que este apresentou para a primeira questão. Buscamos na literatura outros trabalhos que
analisaram questões que envolviam o teorema de Pitágoras e as dificuldades que os estudantes apresentam em questões deste tipo. Para fundamentar nossa análise, utilizamos os processos do raciocínio matemático, em conexão com os pensamentos algébrico e geométrico. As análises indicam uma boa capacidade argumentativa do participante, que se valeu de muitos processos do raciocínio matemático, mas também revelam algumas dificuldades sobre o teorema e seus elementos algébricos e geométricos.