A Unidade na Diversidade: o Professor, o Aluno e a Avaliação em Matemática
Palavras-chave:
Avaliação, Educação Matemática, Ensino-Aprendizagem, Heurística, HolísticaResumo
Este relato de experiência tem como objetivo expressar algumas de nossas práticas pedagógicas, principalmente no modo de avaliar alunos do segundo ano do Ensino Médio numa escola estadual de ensino integral, em Guarulhos/ SP. Apresentaremos, de modo dialogal, reflexões sobre o professor e o aluno, enfatizando alguns momentos vivenciados em sala de aula nos últimos dois anos, até chegar no processo de avaliação; seja na sua construção, como aplicação. Por ser um dos temas fundamentais aos educadores em geral, buscamos mostrar o quanto ele se faz necessário, seja por vias heurísticas2; contudo, para a busca de uma educação holística3. Neste período de atuação, observamos que ao avaliar a aprendizagem de matemática de forma mais
ampla, as relações sociais são valorizadas, e o engajamento dos alunos tende ao aumento.