REFLEXÕES DE UMA AUTISTA PESQUISANDO SOBRE AUTISMO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Produção de significados, MetáforasResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões da pesquisadora sobre o desenvolvimento
de um projeto de iniciação científica que busca compreender a produção de significados por
alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de atividades matemáticas que
priorizem as experiências sensório motoras com materiais didáticos manipuláveis. A aluna
pesquisadora do projeto tem autismo diagnosticado tardiamente e, como futura professora de
Matemática, tenta compreender as dificuldades na aprendizagem da matemática apresentadas
pelos dois alunos investigados de duas escolas públicas da cidade de Guarulhos, um do sétimo
Ano do Ensino Fundamental e outro do 3º Ano do Ensino Médio e, nesse contexto, consegue
compreender melhor, também, as suas próprias dificuldades. A pesquisa desenvolvida está
pautada na teoria das Metáforas Conceituais.