AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O USO DO GeoGebra PARA CELULARES NO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS

Autores

  • Julius Nascimento Domingues
  • Roberto Seidi Imafuku
  • William Vieira

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de Matemática, Formação de professores, Uso do celular para o ensino de Matemática

Resumo

Com este trabalho, propõe-se avaliar as potencialidades e as limitações evidenciadas no uso
do aplicativo GeoGebra para celulares nos processos de ensino e de aprendizagem de funções
trigonométricas. Pretende-se aplicar uma sequência didática para o ensino de Funções
Trigonométricas, com o uso do aplicativo GeoGebra para celulares, para estudantes
ingressantes em um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de
ensino do Estado de São Paulo. As atividades que compõem a sequência foram elaboradas em
projetos de iniciação científica durante os anos de 2021 e 2022 e serão refinadas\adaptadas
antes da aplicação. Os Três Mundos da Matemática, que considera a transição entre os
mundos corporificado, simbólico e formal na aprendizagem Matemática, é a ideia teórica que
embasa o refinamento das atividades e as análises dos protocolos. A escolha das funções
trigonométricas se deve a importância que tem para a Matemática, Física, Engenharia, entre
outras áreas do conhecimento. Como resultados, esperamos contribuir para o aprimoramento
dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.

Downloads

Publicado

2023-08-31