RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPLORANDO O CONCEITO DE POTENCIAÇÃO A PARTIR DE DOBRADURAS COM ALUNOS DO 6° ANO
Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Potenciação, Ensino e Aprendizagem de Matemática, DobraduraResumo
Este relato tem por objetivo apresentar uma experiência vivida pelos autores, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) Campus Guarulhos, durante nossa participação como bolsistas no Programa Residência Pedagógica (PRP), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esta intervenção foi realizada de forma presencial, durante uma aula de matemática, para o 6° Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual localizada na cidade de Guarulhos. Acreditamos que os jogos e atividades lúdicas são essenciais para favorecer o ensino e a aprendizagem, e, durante a experiência de exploração do conceito de potenciação a partir de dobraduras, pudemos observar a interação e construção de novas habilidades entre os estudantes, assim como experimentamos dificuldades em lidar com a heterogeneidade decorrente de deficiências de aprendizado trazidas por eles da vida escolar.